Como ter um site seguro e proteger os dados dos clientes?

Como ter um site seguro e proteger os dados dos clientes?

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Tempo de leitura: 8 minutos

O grande número de crimes virtuais aumentou a preocupação dos consumidores com a segurança dos websites e as informações que eles transmitem na internet. Isso exige uma adaptação das páginas empresarias para garantir que os clientes continuem visitando as páginas. Mas, então, como ter um site seguro? É sobre isso que abordaremos neste artigo!

Mudanças da Google na identificação de segurança

O Google alterou a sua política com o intuito de alertar os usuários sobre uma página que não é inviolável. O navegador que não utiliza o código “HTTPS” recebe a identificação de “Não seguro” para as pessoas. E a prática pode afastar muitos clientes, não é mesmo? Então, como ter um site seguro e se certificar que os consumidores saberão disso? Acompanhe o próximo tópico!

Como ter um site seguro

A segurança de uma página é essencial para atrair potenciais clientes e fechar negócios na internet. Algumas medidas simples podem proteger os dados dos usuários e garantir a credibilidade da sua empesa. Veja:

Senhas fortes

Não dá para usar a velha senha “12345” para fazer o login na página da companhia. Isso gera um risco muito grande de ataques cibernéticos. Por isso, o ideal é orientar todos os colaboradores sobre a necessidade de criar uma senha robusta com pelo menos 8 caracteres, alguma letra maiúscula, número e símbolos (@*_).

Essa é uma política simples de segurança, mas que tem muita eficiência contra os crimes virtuais. Também é essencial não repetir a senha e efetuar a troca com frequência.

Certificado SSL

O Google Chrome já está notificando os sites que são inseguros. Por isso, o certificado SSL ganhou uma relevância ainda maior. Ele utiliza uma tecnologia robusta para criar uma criptografia entre o servidor web e o navegador.

Dessa forma, o certificado consegue proteger os dados dos usuários que navegam na página e trocam informações com a empresa. O site passa a exibir sinais visuais como o “https” e um cadeado.

Há 3 principais tipos de certificado ssl que podem ser utilizados pelas empresas, conforme a necessidade de uma maior ou menor proteção. O de validação estendida, por exemplo, é o mais robusto e indicado para instituições financeiras e lojas virtuais.

Backups frequentes

Os backups criam uma cópia de segurança do website e podem ser utilizados caso algum imprevisto ocorra. Eles evitam que a empresa perca informações relevantes em casos de indisponibilidade ou ameaças. O ideal é realizá-los com frequência para assegurar uma versão atualizada da página.

Servidor de hospedagem

Ele é o local de armazenamento dos arquivos do website. Portanto, o empreendedor deve ter atenção na hora de escolher a hospedagem para garantir a proteção dos dados. Observe os seguintes fatores:

  • estrutura de data centers;
  • realização de backups;
  • política de suporte ao cliente;
  • espaço disponível para armazenamento de dados;
  • credibilidade da empresa.

Também é recomendado avaliar se a prestadora do serviço está associada à AbraHosting, pois ela faz a divulgação das melhores empresas do mercado.

Atualização de softwares

Os sistemas também podem criar brechas de segurança. Essas vulnerabilidades são utilizadas pelos hackers para acessar websites e obter informações confidenciais. Portanto, realize todas as atualizações disponíveis do software para corrigir eventuais falhas.

Hospedagem de site.

Conheça os principais certificados SSL para usar em sites

Os sites que possuem certificados de segurança são mais confiáveis, pois essa tecnologia permite que os dados do usuário sejam criptografados. Isso significa que as informações se tornam incompreensíveis em caso de uma interceptação no tráfego da informação. Além de proteger os dados do usuário, ter essas tecnologias também gera valor para os algoritmos de busca, como o Google, que destaca sites com certificação nos resultados de pesquisa. Conheça as principais certificações de segurança utilizados no mercado:

Validação de Domínio ou Domain Validated (DV SSL): exibe um ícone de cadeado na barra de endereços, indicando que o site é seguro. Isso significa que a conexão é protegida por um protocolo de segurança e que as informações enviadas, como senhas e dados pessoais, estão criptografadas. O DV SSL é uma opção mais rápida e econômica para quem busca segurança para o site.

Validação da Organização ou Organization Validated (OV SSL): é utilizado para identificar a autenticidade de uma empresa para o usuário. Ele garante que a empresa realmente existe e possui um protocolo de criptografia e design do site que exibem a certificação.

Esse tipo de certificado é ideal para empresas que vendem produtos e serviços, bem como para negócios que estão começando no mercado. Ele serve para comprovar que a empresa é real e confiável, permitindo que os usuários façam compras ou compartilhem seus dados pessoais com segurança.

Validação Estendida ou Extended Validation (EV SSL): é um modelo que oferece maior segurança e credibilidade para um site. Além de exibir o ícone do cadeado, ele utiliza criptografia para proteger os dados dos usuários.

O diferencial desse tipo de certificado é que as informações da empresa, como CNPJ, endereço e razão social, são validadas e exibidas ao lado da barra de endereço. Isso permite que o usuário verifique a veracidade dos dados da empresa, aumentando a confiança no site.

SSL Wildcard: é indicado para empresas que possuem subdomínios. Esse certificado possui um caractere coringa (*) que cobre diversos subdomínios em um único domínio através do protocolo HTTPS.

Ao acessar um site protegido por esse certificado, será possível observar na barra de endereço o exemplo “loja.seudominio.com.br”, indicando que a página possui o certificado SSL.

Esse certificado garante que as informações transmitidas entre o usuário e o site sejam codificadas por criptografia, tornando o site mais seguro e transmitindo credibilidade ao usuário.

E como possuir os certificados para o site?

É recomendado obter um certificado por meio de um serviço de hospedagem de sites. E essa opção pode ser escolhida nos planos disponíveis, de acordo com as necessidades do site e empresa. Em algumas organizações, é possível ter certificados gratuitos ao adquirir um plano de hospedagem, com instalação automática. Para quem já possui um serviço de hospedagem, pode verificar o plano para obter mais informações sobre os certificados e suas condições. 

Outra opção é conseguir através de fornecedores que oferecem certificados SSL, há empresas de forma gratuita, mas se deve se tomar cuidado, os certificados podem ter qualidade duvidosa e não ser confiável, lembre-se que os seus dados e os dos usuários devem ficar em segurança, opte sempre por serviços confiáveis para que possa garantir a integridade e confiabilidade dos seus negócios.  

Um site seguro pode beneficiar a empresa

O site vai ser o cartão de visita da empresa, é onde o cliente vai poder encontrar todas as informações e conhecer mais sobre a empresa, sendo o primeiro contato. É por isso, que a página precisa estar visualmente apresentável, com o layout da marca para criar um posicionamento, firmando a identidade na memória do usuário. É uma forma também do cliente identificar que aquele site pertence a determinada empresa, além do layout, os textos devem estar bem estruturados e o site precisa ser fácil de acessar. 

No entanto, a segurança é o aspecto mais importante de um site. Uma página segura oferece tranquilidade e confiança para o cliente, permitindo que ele forneça seus dados e consuma o conteúdo sem preocupações. Portanto, é fundamental que o site seja seguro e transmita essa segurança ao usuário. 

Quando o layout e a segurança estão alinhados, o site pode alavancar os negócios da empresa. Um site bom e seguro proporciona vantagens como:

  • Criação de uma identidade visual forte, fortalecendo a imagem da marca;
  • Facilidade de acesso e navegação;
  • Transmissão de confiança e segurança ao usuário;
  • Possibilidade de coletar dados dos clientes de forma segura;
  • Aumento da visibilidade e alcance da empresa;
  • Crescimento dos negócios com a captação de leads, fidelizações; 
  • Boa avaliação pelos servidores de busca ficando em evidência nas pesquisas;
  • Crescimento de vendas em E-commerces; 
  • Monitoramento e resolução de problemas de navegação do usuário de forma mais rápida;
  • Evita o nome da empresa ou relações a ações e associações criminosas
  • Garante a proteção dos dados, evitando perdas e impedindo ameaças ou ataques cibernéticos;  

É possível verificar a segurança de um site seguindo algumas etapas:

  1. Confira o protocolo no endereço: Certifique-se de que o URL do site comece com “https” em vez de “http”. Além disso, procure pelo ícone do cadeado na barra de endereço, pois isso indica que a conexão é criptografada. 
  2. Leia as políticas de privacidade: Verifique se o site possui políticas de privacidade claras e transparentes. Isso demonstra que o site se preocupa com a segurança e proteção dos dados dos usuários.
  3. Pesquise a autenticidade e histórico do site: Faça uma pesquisa sobre o site e a empresa por trás dele. Verifique se há informações sobre a procedência do site e seu histórico de serviços. Fique atento a sites que escondem essas informações.

Segundo as informações que constam na central de ajuda do Google, para conferir se a conexão é de fato seguro, a verificação pode ser feita por meio dos seguintes ícones que vão aparecer no começo da barra de endereço:

Pronto! Agora você já sabe como ter um site seguro! Lembre-se que esses cuidados são essenciais para assegurar a visita dos clientes em sua página e aumentar as oportunidades de negócios.

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