A importância do backup para minha empresa

A importância do backup para minha empresa

Quantas vezes você já perdeu arquivos importantes no seu computador? Nesses casos, conseguiu recuperar a maior parte dos dados? Imagino que, após esse susto, você criou alternativas para sempre ter uma cópia dos principais documentos. Essa cópia de segurança nada mais é que um backup. É por meio dele que você recupera arquivos essenciais para o seu trabalho. Diante disso, já é possível compreender um pouco a importância do backup, não é mesmo?

Hoje, com a quantidade de rotinas que são executadas em meios digitais, muitas empresas passaram a adotar políticas de backup abrangentes. Elas permitem ao negócio ter uma infraestrutura confiável, capaz de suportar problemas e que permita a recuperação de dados estratégicos a qualquer momento.

Se você quer saber mais sobre a importância do backup e como ele pode auxiliar o seu negócio, veja o nosso post de hoje!

A importância do backup no ambiente corporativo

A criação de uma política de backups é crucial para que a empresa possa ter uma infraestrutura mais confiável. Criando cópias de sistemas e arquivos importantes, o empreendimento pode recuperar qualquer dado rapidamente.

Isso diminuirá o impacto causado por falhas e perda de arquivos. De forma ágil, a companhia poderá retomar as suas operações, evitando perda de produtividade ou de arquivos que possam comprometer as suas operações a médio e longo prazos. Em outras palavras, o backup é um importante mecanismo de segurança, que traz confiabilidade para o negócio e evita uma série de prejuízos.

Os passos básicos para criar uma política de backups

A política de backups deve ser abrangente e envolver todas as informações críticas do negócio. Diante disso, o gestor de TI precisa avaliar quais são os registros mais importantes para o empreendimento antes de definir o que ficará dentro e fora dos processos de backup.

O intervalo entre cada cópia também é importante. Dados críticos que são modificados regularmente, por exemplo, devem ter backups realizados em períodos mais curtos. Já registros que não são modificados com tanta constância, mas estão incluídos nas políticas de backup, podem ter as suas cópias criadas em intervalos maiores.

Testes devem ser feitos regularmente para garantir que todas as cópias estejam íntegras. Da mesma forma, a empresa precisa criar uma política de controle de acesso, evitando que dados sejam vistos ou copiados sem autorização.

Essas duas estratégias garantem que os backups sempre estarão disponíveis para as pessoas certas quando forem necessários. Percebeu a importância do backup? Acompanhe a seguir os tipos disponíveis no mercado.

Os tipos de mídias de backup

Atualmente, uma empresa pode empregar diferentes mídias para realizar os seus backups. Cada uma possui as suas vantagens e desvantagens. Se em outros tempos os negócios estavam restritos a disquetes, CDs e fitas magnéticas, hoje companhias podem contar até com o apoio da nuvem para salvar os seus dados. Confira abaixo!

HDs externos

O uso de HDs externos é uma medida simples e de baixo custo. O negócio pode salvar dados de vários computadores em uma única unidade, utilizando a porta USB da máquina.

Porém, esse modelo tem sido abandonado por questões de segurança e confiabilidade. HDs externos estão sujeitos a falhas mais frequentes e são mais frágeis, em função da sua arquitetura. Além disso, uma mídia pode ser furtada facilmente, trazendo riscos para a empresa.

Fitas magnéticas

Pouco utilizadas atualmente, as fitas magnéticas são conhecidas pelo seu baixo custo. Porém, esse método vem sendo abandonado pela indústria em prol de soluções mais avançadas.

As fitas magnéticas possuem uma velocidade de gravação muito alta. Além disso, o tempo para ler arquivos ou buscá-los também é elevado, uma vez que tanto a gravação quanto a leitura são sequenciais. A empresa pode encontrar dificuldades semelhantes às encontradas no uso de HDs externos no que diz respeito ao armazenamento das fitas.

Cloud backup

Felizmente, a tecnologia avança a todo o momento e, com ela, é possível facilitar muitos processos. A partir dessa dificuldade e falta de espaço para armazenamento suficiente a fim de guardar tudo, foi criado o Backup na Nuvem, também chamado cloud backup.

Essa é uma solução que veio para facilitar o dia a dia das pessoas e das empresas. Com o cloud backup, você pode programar com qual frequência quer fazer uma cópia dos seus arquivos e não precisa se preocupar com o limite de armazenamento: o serviço possui alta escalabilidade, o que permite o aumento ágil da capacidade de armazenamento contratada.

Além disso, você pode acessar os arquivos de qualquer lugar. Basta ter um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet e a sua senha de acesso. Isso traz mais mobilidade para a empresa, algo que, a longo prazo, é visto como um fator estratégico.

Vantagens

A praticidade do backup em nuvem está justamente no fato de você poder fazer quantos backups achar necessário e de um jeito muito mais rápido. A companhia contará com um ambiente acessível para salvar os seus arquivos mais importantes com agilidade e segurança.

Por exemplo, se você costuma salvar uma cópia dos arquivos de sua empresa em um HD externo, ela pode precisar de muitos HDs, de acordo com o porte do negócio que for se expandindo.

Conforme as operações em meios digitais forem crescendo, maior será a necessidade de espaço para armazenar os backups e, se o negócio não possuir um bom planejamento, cópias podem não ser realizadas até que novas unidades sejam adquiridas.

Isso será um grande risco para a empresa. Assim, se der uma pane em alguns de seus computadores, você perderá muitos arquivos importantes por não ter conseguido salvá-los a tempo.

O cloud backup também possui um processo de gerenciamento de dados mais simples. Os profissionais responsáveis pela rotina não precisam passar de computador em computador para realizar o trabalho. Basta conectá-los ao sistema, agendar o processo e todos os arquivos, de todos os computadores, estarão salvos.

É tão prático que muitas empresas se programam para realizar o processo duas vezes no mesmo dia, a fim de garantir que todos os arquivos daquele período de trabalho serão salvos. Isso dará mais oportunidades para que o time de TI possa focar em processos estratégicos e na criação de rotinas mais inteligentes.

Agora que você compreendeu a importância do backup para o seu negócio, quer implementá-lo na nuvem? Então, baixe já a nossa ferramenta de cloud backup e faça um teste gratuito por 14 dias!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top