Como manter o foco no trabalho durante a Copa do Mundo da FIFA 2018?

Como manter o foco no trabalho durante a Copa do Mundo da FIFA 2018

Compartilhe

Você é apaixonado por futebol e quer acompanhar todos os jogos do Brasil na Copa do Mundo? Muitos brasileiros passam pela mesma situação e têm dificuldades para lidar com as rotinas do trabalho durante o período. Então, como manter o foco para não perder a produtividade?

É sobre este assunto que vamos tratar neste artigo! Confira as dicas que preparamos e saiba como torcer pela seleção e ainda dar um show no campo empresarial!

É feriado nos dias de jogos da Copa do Mundo da FIFA 2018?

Os dias de jogos da seleção brasileira não são considerados feriado pelo Ministério do Trabalho. Sendo assim, as empresas têm total autonomia para continuar as atividades durante esse período, e o trabalhador tem obrigação de cumprir com a carga horária.

Caso a companhia decida dar uma folga aos colaboradores, ela pode solicitar a compensação das horas. Em alguns casos, as organizações optam por estabelecer horários mais flexíveis nesse período para garantir a produtividade.

O Brasil já disputou os primeiros jogos da Copa do Mundo da FIFA 2018 e garantiu a sua vaga na próxima fase da disputa. A partida será na segunda-feira, 2 de julho, às 11 horas. Esse será um momento de muita torcida, pois se ele perder estará desclassificado (e não queremos que isso aconteça, certo)?

Isso pode afetar muito a concentração e foco no trabalho, mas nós separamos algumas dicas que vão ajudá-lo.

Como manter o foco no trabalho durante os jogos?

Para não deixar a produtividade cair durante a competição, você deve criar uma rotina e evitar reuniões nos dias de jogos do Brasil. Veja:

Faça um planejamento

Muitas atividades continuam normalmente durante a Copa. Uma equipe de TI não pode deixar de prestar atenção aos riscos de ataques cibernéticos porque os jogos começaram, por exemplo. Então, para evitar distrações é fundamental criar um roteiro das atividades essenciais que precisam fazer parte da sua rotina.

Isso vai ajudá-lo a planejar as entregas diárias no período e evitar o esquecimento de atividades importantes. Se a sua empresa vai liberar a equipe durante o horário dos jogos, dê valor a essa atitude e antecipe as demandas.

Assim, você garante a eficiência durante o período e ainda consegue acompanhar os jogos com tranquilidade. Uma ferramenta muito útil para organizar as atividades é o Trello. Nele, é possível criar datas limites de entrega, inserir as pessoas responsáveis pelo projeto e marcar as etapas de execução das tarefas.

Gerencie o seu tempo

Não adianta criar uma lista de atividades que precisam ser feitas se você não consegue concluí-las, certo? Por isso, utilize ferramentas para controlar o tempo usado nas tarefas e em distrações.

O Toggl, por exemplo, tem uma versão gratuita e permite a identificação da atividade que está em execução e a marcação do horário de início e fim. Você também pode anotar os horários em que faz aquela saída para o café, por exemplo, e assim identificar como está a sua produtividade no horário do expediente.

Provavelmente você não vai  conseguir fugir das reuniões durante o período de jogos. A melhor forma de garantir uma atenção total no trabalho é agendar os encontros para os dias que não têm partida do Brasil.

Além disso, é recomendável enviar a pauta para os participantes antes da reunião. Assim, todos podem se programar e anotar possíveis perguntas. Assim, o encontro será mais produtivo e rápido. Para complementar, você também pode sugerir a realização da conferência de modo online, com o uso de ferramentas como Skype, por exemplo.

Dessa maneira, os participantes evitam a perda de tempo com deslocamentos e congestionamentos e conseguem participar de maneira ativa do encontro.

Use a tecnologia

Esta é a última dica para você saber como manter o foco no trabalho. Use a tecnologia  a seu favor para organizar as rotinas, dar agilidade aos processos e diminuir o tempo investido em tarefas básicas.

Algumas plataformas auxiliam na automação de tarefas e monitoramento das operações diárias. Com isso, você e sua equipe têm mais tempo para administrar as outras situações da empresa como: atendimento aos colaboradores, esclarecimento de dúvidas e análise da segurança da rede.

As ferramentas de automação já existem para variados setores de atividade como: softwares para escritórios contábeis, sistemas jurídicos e soluções em cloud computing para gerenciar os dados. Então, é só fazer uma pesquisa para descobrir qual solução pode ser usada na sua empresa.

Pronto! Agora você já sabe como manter o foco no trabalho durante os jogos da Copa do Mundo FIFA 2018! Basta seguir as nossas dicas para dar conta de todas as demandas da empresa.

Gostou deste artigo? Aproveite para descobrir como a automação de serviços pode auxiliar pequenos e médios negócios!

 

 

Junte-se a nossa lista

Veja mais