Saiba como proteger sua empresa de ataques cibernéticos

Saiba como proteger sua empresa de ataques cibernéticos

Os malwares e as abordagens utilizadas por hackers para invadir sistemas evoluíram continuamente nos últimos anos e, nesse cenário, é importante que a companhia conte com uma política de segurança abrangente. Isso é algo crucial, especialmente com o avanço dos ataques cibernéticos em larga escala, como a última onda de infecções causadas pelo ransomware WannaCry.

Quais são as melhores abordagens que podem ser utilizadas por um gestor de TI? Como manter uma rotina de trabalho que combine segurança de alto nível com uma performance digital elevada, capaz de atender a todas as demandas dos usuários? Confira como isso pode ser feito com as nossas dicas abaixo!

Utilize boas senhas e a autenticação de dois passos

O uso de senhas complexas é o primeiro passo para que a empresa tenha um ambiente digital mais seguro. O gestor deve incentivar todos os funcionários a utilizar palavras-chave com letras, números, símbolos e variação entre maiúsculas e minúsculas. Isso reduz drasticamente a efetividade de um ataque de força bruta.

Além disso, o uso da autenticação de dois passos também deve ser incentivado. Sempre que possível, usuários precisam configurar esse método de segurança, dando preferência para a validação de identidade via unidade flash ou aplicativos.

Tenha apenas aplicativos oficiais

Aplicativos pirateados podem causar um grande impacto na empresa. Não há como garantir que o software não teve o seu código fonte comprometido, o que expõe o negócio a uma série de riscos, como invasões, falhas de funcionamento e ausência de suporte a updates. Assim, não só a experiência de uso é comprometida, mas também a privacidade empresa.

Compreenda como a criptografia pode te auxiliar

Das soluções de TI que mais impactaram o mundo, a criptografia está entre as mais importantes. A possibilidade de proteger informações, especialmente em meios digitais, facilitou a criação de serviços de comunicação, pagamentos online e até mesmo envio de fotos.

Crimes Virtuais: Um guia de como evitá-los

Para a companhia, a possibilidade de criptografar comunicações e dados deve ser vista como um fator estratégico. Avalie constantemente quais são os registros mais importantes para o empreendimento e busque formas de criptografá-los, especialmente no transporte em mídias portáteis. Assim, você evitará que terceiros tenham acesso não autorizado aos arquivos mais importantes do negócio.

Também utilize a criptografia no acesso à web. Configure os navegadores para sempre optar por conexões https. Além disso, em redes desconhecidas, faça o uso de uma VPN: ela criará um túnel criptografado para que mesmo os acessos por meio de conexões não https sejam protegidos.

Faça backups dos dados regularmente

O backup de dados é a melhor estratégia para a companhia garantir que as suas informações estarão acessíveis em caso de ataques. A companhia precisa criar mecanismos para que cópias dos seus principais arquivos sejam criadas regularmente em diferentes plataformas, como a computação na nuvem e servidores internos.

Assim, em caso de ataques cibernéticos, falha de hardware, corrompimento de um dado ou quebra da confiabilidade de um sistema, o gestor poderá tomar medidas que facilitem a recuperação de tais registros rapidamente. O ideal, nesse caso, é que a empresa priorize a cópia de informações estratégicas e que são alteradas frequentemente.

Pronto! Agora você já sabe como proteger a sua companhia de ataques cibernéticos. Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre o backup e o seu impacto para o negócio, veja o nosso post sobre o tema!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top