Nos últimos dias, um ataque cibernético atingiu computadores em mais de 100 países, afetando a rotina de trabalho em empresas e órgãos públicos. Mas você já pensou que poderia evitar esse tipo de problema? Ao utilizar o cloud backup é possível dar mais segurança às informações da empresa e evitar ter que pagar pelo resgate.
Quer entender melhor sobre essa relação da cópia de segurança em nuvem com os ataques cibernéticos? É só continuar a leitura do post!
Como foram realizados os ataques cibernéticos?
O ataque registrado nos últimos dias é um novo modelo de ransomware, pois utiliza uma maneira diferenciada para espalhar o vírus.
Imagine a situação: você recebe um e-mail, de certo modo confiável. Abre o arquivo e clica no anexo porque confia no destinatário. Nesse mesmo momento, o seu computador é infectado pelo vírus e todos os outros que estão ligados na mesma rede. Como consequência, os dados armazenados são criptografados e você perde o acesso a eles.
Depois, você ainda recebe uma mensagem exigindo o pagamento de aproximadamente US$ 300 dólares em bitcoins para receber de volta o arquivo. Já imaginou essa situação na sua empresa?
Foi o que ocorreu em muitos órgãos públicos e companhias do mundo inteiro desde sexta-feira(12). Qualquer computador pode ser afetado pelo vírus, basta estar vulnerável. Diante disso, como se proteger?
Em primeiro lugar, é preciso atualizar os sistemas do Windows. Depois, é recomendado pensar em novas estratégias de segurança para o seu negócio.
O que fazer para prevenir o sequestro dos computadores?
Depois dessa experiência desagradável em todo o mundo, é preciso avaliar maneiras mais seguras para arquivar os documentos da empresa. Uma delas é o cloud backup.
Com essa ferramenta, os documentos são armazenados na nuvem e estão disponíveis para o usuário. Basta utilizar qualquer computador com acesso à internet. Todavia, para conseguir visualizá-los é preciso saber a senha.
Além disso, o usuário pode agendar vários backups em um mesmo dia para garantir a segurança dos arquivos mais recentes. Ademais, os dados são criptografados, o que restringe ainda mais o acesso dos arquivos por hackers.
Ou seja, você garante a continuidade do seu negócio, mesmo se houver a invasão em um computador específico ou se ocorrer um desastre natural.
Como escolher o serviço ideal de cloud backup?
Diante disso, fica a dúvida: como escolher o melhor serviço para o negócio? O recomendado é fazer pesquisa com diversas empresas, conversar com os clientes, verificar se há queixas em sites como o Reclame Aqui, conhecer o serviço oferecido e a assistência técnica disponibilizada.
Algumas companhias oferecem plataformas escalonáveis que atendem qualquer tamanho de empresa. Além disso, é possível economizar com investimentos em infraestrutura e contratação de funcionários, e adotar políticas flexíveis que se encaixam ao perfil do negócio.
Ainda é possível estruturar os backups de acordo com a necessidade da empresa e pagar somente pelo que utilizar.
Pronto! Agora você já sabe como se proteger de ataques cibernéticos e garantir a segurança dos dados da sua empresa. Converse com nossa equipe e conheça as soluções de cloud backup que temos a oferecer!