Brasil registra aumento de ataques de ransomware durante a pandemia

Brasil registra aumento de ataques de ransomware durante a pandemia

A pandemia do coronavírus mudou a rotina das pessoas e inclusive a forma de trabalhar. Muitas empresas, preocupadas com os seus colaboradores, adotaram o sistema home office na maior parte do período de isolamento social. Consequentemente, muitas organizações ficaram com seus sistemas mais vulneráveis, o que gerou um aumento de 350% nos ataques de ransomware.

Com essas ações, os golpistas exigem pagamento em dinheiro ou bitcoins para que a empresa possa resgatar os seus dados. O problema é que esse modelo de negociação não dá garantias para o proprietário das informações e pode gerar problemas futuros.

O que fazer para evitar os ataques de ransomware e ainda permitir o trabalho home office? É sobre isso que tratamos a seguir!

Medidas para evitar o aumento dos ataques de ransomware

Os ataques de ransomware aumentaram durante a pandemia devido à vulnerabilidade das informações de muitas empresas. Na pressa em dar continuidade às atividades e ainda proteger os colaboradores, muitos gestores apenas autorizaram o trabalho remoto sem criar uma infraestrutura mais segura para as atividades online.

Sabemos que um ataque de ransomware pode comprometer a credibilidade de um negócio e até a saúde financeira, por isso, separamos algumas dicas para ajudá-lo a proteger a empresa.

Oriente os colaboradores

O ataque de ransomware só chega até sua empresa se houver brechas de segurança. Por isso, é muito importante orientar os colaboradores sobre as boas práticas de uso de computadores durante o trabalho home office.

Nesse sentido, a equipe de TI pode averiguar se os roteadores pessoais estão configurados corretamente e se eles têm alguma segurança, como antivírus e malwares. Muitas pessoas não sabem realizar esses ajustes por conta própria e o apoio do profissional de TI é fundamental neste momento.

Proteja a sua rede

Outra prática recomendada para evitar os ataques de ransomware é a utilização de VPNs e uso de dois fatores de autenticação para criar um bloqueio a mais às redes internas da empresa. Dessa maneira, se qualquer colaborador tiver um equipamento invadido ou furtado será mais difícil de outra pessoa ter acesso às informações.

Há ainda sistemas que são programados para deletar todos os arquivos armazenados nos computadores quando as máquinas são furtadas. Muitos softwares podem ser instalados nas máquinas remotamente e sem prejudicar a continuidade do trabalho das equipes.

Migre seu ERP para a nuvem

Com a rápida adaptação das empresas para o trabalho em home office, em virtude da pandemia, muitas empresas estão migrando seus sistemas ERP para a cloud computing, e com esta mudança estão ganhando maior flexibilidade no acesso de suas aplicações.

São inúmeras as vantagens na adoção da cloud computing para hospedar o sistema ERP da organização, mas destacamos a segurança que é garantida pelos cloud providers.

Realize backups diários

Em qual ambiente você armazena os dados do negócio? O backup em nuvem é uma excelente opção para quem busca segurança e praticidade para proteger as informações da empresa e criar cópias de segurança.

Muitos fornecedores de soluções na nuvem conseguem programar backups diários no horário mais adequado para as necessidades do negócio. Dessa maneira, a equipe consegue trabalhar normalmente com a garantia de que sempre haverá uma cópia atualizada dos arquivos utilizados durante o dia.

Controle os acessos

A equipe de TI também pode criar políticas de controle de acesso dos usuários às informações da empresa. Desse modo, cada colaborador consegue visualizar apenas os dados referentes às suas atividades. Isso limita um pouco a ação de hackers, pois eles não conseguem ter acesso a todas as informações do negócio pelo login de um usuário.

Com medidas simples é possível dar mais segurança aos computadores e à rede da empresa, facilitar o trabalho home office e evitar ataques de ransomware.

Quer receber mais dicas para cuidar da segurança da informação na sua empresa? É só assinar a nossa newsletter ou navegar pelo nosso blog!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top