Falar de segurança da informação geralmente nos remete a termos e pautas como hackers, invasões, vazamento de dados e informações, ferramentas como firewall e antivírus, afinal é isso que geralmente grandes meios de comunicação divulgam em relação ao assunto.
Contudo, é bom lembrar que segurança da Informação é muito mais do que isso. Entenda o conceito e por que investir nessa área!
Afinal, o que é segurança da informação?
A segurança da informação tem como fundamento uma família de normas. As principais são a ISO (International Organization for Standardization) no exterior e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), da série 27000.
Os conceitos chave estão descritos na ISO 27001 que define: segurança da informação é a proteção contra qualquer tipo de ameaça à informação de uma organização (de qualquer natureza, ramo ou tamanho), garantindo, assim, a continuidade dos negócios e operações.
Além disso, a definição de segurança da informação da norma ainda conta com uma definição que poucas pessoas lembram ou conhecem e que pode ser um importante apoio ao negócio da empresa. Ela diz que a prática deve auxiliar na diminuição de possíveis prejuízos e perdas e maximizar os retornos sobre investimentos. Ousado não? Mas essa ousadia só é possível porque tudo na Segurança da Informação é pensado nas atividades e processos de negócio.
O foco dessa proteção e otimização prioriza três aspectos da informação: confidencialidade, integridade e disponibilidade, também conhecido pela sigla CID. Sempre que abordamos Segurança da Informação, abordaremos esses 3 pilares:
- Confidencialidade
A confidencialidade traz para a empresa a certeza de que as suas informações serão acessadas somente por pessoas autorizadas. Ou seja, aquelas que de fato precisam do acesso.
Em tempos de mercado cada vez mais acirrado e concorrido, onde os detalhes de produtos e serviços devem ser guardados e jamais vazarem para concorrentes, a confidencialidade é peça fundamental na garantia de liderança e diferenciação de mercado.
- Integridade
A integridade, por sua vez, é encarregada de atestar que a informação é a mesma desde o momento que foi gerada até seu descarte. Isso indica que ela não sofreu modificações indevidas ao longo do caminho. Tem muito a ver com o chamado ciclo de vida da informação.
- Disponibilidade
Outro diferencial de mercado para qualquer organização! Do que adianta termos um excelente produto ou serviço, se ele não estiver disponível exatamente no instante que o cliente quer?
A disponibilidade visa garantir que a informação estará totalmente acessível, quando a sua utilização for requisitada. A disponibilidade ainda está fortemente relacionada a outros conceitos, como continuidade de negócios.
Vale a pensa investir em segurança da informação?
Sim, vale! Conforme mencionado anteriormente, tudo na segurança da informação é pensado nas atividades e processos do negócio, além da tarefa de minimizar prejuízos e otimização de resultados, que também vimos acima. Toda empresa quer isso não é mesmo?
Ou seja, as vantagens de se investir em segurança da informação estão justamente no seu conceito chave e em seus três principais atributos. Sem falar em outros requisitos como o ciclo de vida da informação, classificação da informação etc. Eles podem, portanto, levar mais qualidade aos processos do dia a dia de uma empresa, fazendo com que ela se organize melhor.
Com essas boas práticas já definidas e utilizadas corretamente, o uso de ferramentas como firewall, controle de acesso à internet, controle de produtividade, VPN e segurança de e-mail fica facilitado. Com isso, falta apenas escolher um parceiro que tenha experiência e qualificação adequadas para ajudá-lo a colocar o conceito em prática!
É um caminho árduo, que (ao menos de início) não deve ser trilhado sozinho, pois a empresa precisa manter o foco nas suas atividades essenciais.
Eis o motivo da escolha de um parceiro ou empresa especializada, que também deve ter a expertise para fazer a leitura das expectativas e necessidades da organização e apontar onde elas serão encontradas nas ferramentas.
O retorno no investimento com certeza virá a médio e longo prazo. Ele está diretamente relacionado à otimização de processos e aumento da qualidade dos produtos e serviços ofertados pela organização.
O que você achou? Este texto ajudou você?