Como funciona a hospedagem de sites no Brasil e no exterior?

Como Funciona a Hospedagem de Sites no Brasil e no Exterior

Compartilhe

A empresa onde você trabalha com certeza já tem um site, mas você está satisfeito com o desempenho e a experiência que ele oferece? Com um papel cada vez mais importante da tecnologia dentro dos negócios, investir em uma hospedagem de sites de qualidade é a melhor forma de se destacar com uma presença online.

Se você quer entender melhor o quanto essa escolha é importante e como optar pelo melhor serviço, nós preparamos este artigo especialmente para você. Acompanhe!

A importância de escolher bem

Ter um site hoje, em muitos casos, é mais importante do que um espaço físico para a interação com o cliente: é no site que ele busca informações sobre o produto ou serviço que a empresa oferece, entra em contato com a marca e realiza ações de relacionamento — como pedidos de suporte e registros de reclamações.

Mais ainda, negócios digitais apoiados em TI buscam cada vez mais a plataforma oferecida por um site para a entrega de serviços online. Neste caso, escolher uma hospedagem sem critérios pode prejudicar a qualidade e frustrar clientes.

Por isso, nem a TI mais eficiente do mundo é capaz de oferecer uma boa experiência online sem a parceria de uma hospedagem de sites confiável, disponível e eficiente. Então, é hora de correr atrás do tempo perdido!

Alguns conceitos para focar sua pesquisa

Mas como encontrar essa qualidade necessária em um serviço de hospedagens para garantir tranquilidade para a empresa? Existem alguns conceitos da área que precisam ser sempre reforçados na hora de fazer a sua pesquisa. Veja os principais:

Nome de domínio

O Domain Name, como é mais conhecido, é basicamente o endereço que as pessoas usarão para acessar o site, um alias para o número de IP único que identifica a página. Hoje, ele pode vir em vários formatos e sem as restrições do passado. Portanto, faça essa escolha baseada na praticidade para falar, decorar e escrever. Até porque o preço entre domínios varia muito, mas dificilmente seu custo é proibitivo para uma empresa.

DNS

O Name Server, ou DNS, precisa ser configurado para que o domínio escolhido aponte corretamente para o IP do seu site. Boas soluções de hospedagem já oferecem esse serviço embutido, sem a necessidade da implementação por conta própria pela sua equipe.

Web server

É a estrutura (hardware + software) que vai hospedar e gerenciar de fato os arquivos que compõem o seu site. O relevante aqui na sua pesquisa é identificar os recursos oferecidos de performance. Também é necessário verificar a flexibilidade de configuração desses servidores, para que permitam criar a melhor experiência para seus usuários.

Recursos de hospedagem

Falando em recursos, um bom provedor de hospedagem é aquele que atende a todas as suas necessidades em um pacote completo. Esses benefícios vão desde webmail integrado até uma central de controle, passando por agendamento automático de tarefas, backups diários e suporte nativo a mais versões de PHP.

A segurança também é um ponto importante, principalmente se a hospedagem oferece suporte a SSL, sistemas antivírus e antispam, além de FTP robusto e firewall.

Entenda por que é melhor optar pela hospedagem de sites no Brasil

Existem muitas boas opções no mercado que oferecem esses recursos de variadas formas e preços para a demanda da sua empresa. Mas, mesmo que você opte por servidores fora do Brasil, tente apostar em serviços brasileiros que implementem e gerenciem esse contrato.

Dessa forma, você ganha mais transparência na manutenção do seu site, consegue um contrato em moeda local (portanto, mais fácil de garantir o compliance) e tem um suporte de qualidade mais próximo.

Como consequência, será mais rápido e fácil para você resolver qualquer problema de indisponibilidade e segurança no menor tempo possível.

Então o que você está esperando para encontrar o serviço de hospedagem de sites perfeito? Acesse o nosso guia para saber como criar um site atrativo para os clientes e garantir a disponibilidade do website!

Quer ficar ainda mais informado sobre tecnologia? Assine agora a nossa newsletter e receba mais dicas como essas diretamente no seu e-mail!

Junte-se a nossa lista

Veja mais