Segurança: seu site será hackeado (mas, você pode evitar isso)

Segurança: seu site será hackeado (mas, você pode evitar isso)

Nos últimos anos, as possibilidades de criar um website foram largamente ampliadas. Isso graças à evolução da tecnologia e ao surgimento de ferramentas e serviços que permitem desenvolver as plataformas de acordo com as necessidades de cada usuário.

Empresários, sejam eles grandes, médios ou pequenos, já conseguem contar com uma presença de marca online moderna e eficiente sem gastar uma fortuna para isso, seja o serviço terceirizado ou não. Sem dúvidas nenhuma, essa é uma grande vantagem.

O problema é que com tanta facilidade e com a arquitetura dos Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) cada vez mais flexíveis, também surgem alguns problemas em relação a isso. O principal deles é a segurança do website.

E aí, diversos canais online acabam ficando suscetíveis a ataques de hackers, usuários que buscam, algumas vezes, comprovar a ineficiência da segurança do sistema, outras, fazer algum tipo de protesto e, outras ainda, roubar dados e danificar arquivos.

Para que você e seu site fiquem longe de transtornos como esses, selecionamos algumas dicas importantes sobre a segurança dessas plataformas. Confira!

1. Atualize

Todos os dias diversas plataformas têm seu funcionamento comprometido pela falta de atualização. Por isso, esse é um dos itens que mais merece atenção para evitar ataques hackers, seja ele de sua responsabilidade ou da empresa contratada para realizar o serviço.

Novos puglins ou novas versões do CMS precisam ser devidamente instaladas assim que estiverem disponíveis. Afinal, usuários maliciosos estarão sempre à procura de alguma brecha para invadir o seu sistema.

2. Troque as senhas do sistema

Logins e senhas como Admin/Admin ou Admin/12345, sinto informar, não são as melhoras escolhas. Se elas fizerem parte do acesso ao seu site, certamente ele será hackeado. Portanto, trate de escolher logo ao menos uma senha forte e segura.

Para isso, você pode seguir três passos: escolha senhas aleatórias composta por caracteres realmente aleatórios e não palavras como o nome do seu time de futebol preferido; utilize mais que 12 caracteres e não os coloque em ordem alfabética ou numérica e, por fim, não reutilize senhas, ou seja, para cada acesso envolvendo seu website defina uma combinação diferente.

3. Restrinja os acessos

Essa regra precisa ser aplicada visando justamente a segurança do seu website. Se ele possui múltiplos logins, defina acessos diferenciados, levando em conta apenas o que a pessoa precisa para fazer o seu trabalho. Dessa forma, você estará limitando a incidência de erros e protegendo dados da sua empresa contra possíveis usuários mal-intencionados.

Outra dica importante é monitorar o comportamento de cada usuário, analisando os logins e conhecendo a conduta de acesso (onde e quando acontece). Assim você poderá detectar danos ou falhas no sistema rapidamente, verificando se o seu website foi comprometido.

4. Utilize apenas um bom servidor

Para garantir ainda mais segurança no seu webiste, escolha sempre hospedá-lo em um único e bom servidor. A tentação de um plano de hospedagem para vários sites pode até ser grande, mas se a empresa não oferecer os mecanismos de segurança necessários, as possibilidades de ataques são muito maior.

Portanto, antes de qualquer decisão, certifique-se de que o local escolhido para hospedar seu site oferece tecnologia avançada, onde os dados da sua empresa estarão realmente seguros. Afinal, fazer uma boa escolha é muito mais fácil do que ter que lidar com o seu website hackeado.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, veja também: Como escolher o melhor plano de hospedagem para minha empresa?.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top