A Rede VPN (Virtual Private Network) cria uma conexão segura entre computadores cadastrados em uma rede pública. Geralmente, ela é utilizada por empresas como uma forma de proteger dados financeiros, projetos e todas as informações compartilhadas no ambiente de trabalho.
A rede virtual privada se tornou ainda mais útil neste momento de pandemia, em que muitas organizações adotaram medidas para permitir o trabalho home office. Quer saber por que a rede VPN também pode ser útil para o seu negócio? É só continuar a leitura deste artigo!
O que é uma rede VPN?
A VPN é uma rede que conecta computadores ou filiais de uma empresa em um servidor para transmitir e integrar informações. Ela utiliza a criptografia para proteger os dados do negócio e a origem do IP, evitando possíveis ataques cibernéticos.
A rede privada virtual pode ser utilizada para substituir links dedicados dentro das organizações, tornando-se uma opção mais econômica.
Como a rede virtual privada funciona?
A VPN pode utilizar diferentes maneiras para proteger as informações transmitidas pelas empresas. Uma delas é a criação de um túnel que transforma o formato dos dados para que não possam ser acessados por pessoas de fora da rede.
A outra maneira de maquiar as atividades é por meio do direcionamento das mensagens para outro servidor. Assim, fica muito mais difícil de um hacker identificar a origem e destino dos dados. Consequentemente, isso também dificulta os ataques criminosos.
Além do mais, a rede utiliza a criptografia para criar códigos que só podem ser “abertos” pelas pessoas que têm uma chave de acesso.
Essa rede virtual privada torna-se útil para as empresas que têm colaboradores trabalhando em diferentes países ou em home office, uma vez que consegue integrar as informações com toda a segurança necessária.
Quando é indicado ter uma rede VPN para o negócio?
Ao longo do artigo explicamos o funcionamento da rede virtual privada. A seguir, listamos alguns benefícios percebidos por quem a utiliza.
Facilidade de comunicação
Já imaginou se você precisasse utilizar cabos para conectar filiais de uma empresa? Seria muito oneroso, certo? A rede VPN facilita essa troca de informações entre as unidades, desde que os colaboradores tenham senhas de acesso a elas.
Proteção de dados
A criptografia utilizada na rede virtual privada dá mais proteção aos dados da empresa, permitindo o acesso apenas por pessoas autorizadas. Desse modo, se um hacker tentar acessar as informações sigilosas será muito mais difícil de decifrá-las, pois os dados são transformados em códigos.
Acesso de qualquer lugar
A recente pandemia do coronavírus tem mostrado ainda mais a importância da tecnologia para as organizações e que hoje não é preciso estar presente fisicamente para trabalhar em uma empresa.
Sendo assim, a rede virtual privada possibilita essa conexão entre as pessoas de qualquer lugar do mundo e o acesso aos dados da organização. Basta que os colaboradores tenham uma internet de qualidade e uma senha de acesso.
Logo, a rede VPN é indicada para as empresas que buscam ter uma conexão segura e também que desejam dar mais autonomia para os seus colaboradores, pois facilita o trabalho remoto e a troca de informações entre equipes de diferentes lugares do mundo.
Quer saber mais sobre as facilidades que a tecnologia proporciona para os negócios? Veja o nosso artigo com dicas de gestão de equipes remotas!