Cloud gerenciado: o que é, como funciona? Veja!

cloud gerenciado

Você que atua na área de TI já deve achar o termo cloud computing muito comum. Isso porque ela deixou de ser uma tendência e tornou-se uma realidade, pois ela mantém a força competitiva de uma empresa. Mas, e o cloud gerenciado, como funciona?

Ele ajuda a equipe de TI com o gerenciamento do setor. Sabe quando todos da equipe estão sobrecarregados? O cloud gerenciado é um serviço que visa manter todas as infraestruturas atualizadas e funcionando corretamente, sem muitos esforços.

Quer entender melhor? Acompanhe!

O que é o gerenciamento em cloud?

Um serviço na nuvem precisa ser acompanhado por uma equipe de profissionais na empresa. Assim como qualquer outro setor da companhia. Por isso, existem duas opções para isso:

  • gerenciamento desacompanhado: a empresa precisará contratar e treinar especialistas para executar todas as tarefas complexas necessárias e gerenciar toda a infraestrutura de nuvem por conta própria;
  • terceirização do cloud gerenciado: a empresa contrata um parceiro confiável para gerenciar a totalidade ou a maior parte da infraestrutura hospedada em nuvem.

Em inglês, essa segunda opção é conhecida como managed cloud services. O serviço permite que as empresas aproveitem o máximo que a computação em nuvem pode oferecer. Tudo isso sem a necessidade de se tornarem especialistas em tudo sobre ela. Assim, a equipe de TI pode focar na estratégia do negócio!

E-Book Gerenciamento Cloud

Quais os benefícios do cloud gerenciado?

Quando o serviço é realizado com eficiência e por uma empresa experiente, você consegue observar muitas vantagens. Veja:

Soluções flexíveis e customizáveis

O provedor de cloud gerenciado oferece serviços baseados em planos de assinatura, nos quais você pode escolher o melhor pacote de gerenciamento baseado nas necessidades do negócio. Sempre é possível encontrar um plano adequado para sua empresa, mas, se você desejar incrementar algo de outro plano, pode ter dificuldades.

Um provedor especializado entende que cada empresa enfrenta necessidades diferentes e oferece a opção de negociar um pacote mais personalizado.

Suporte técnico especializado

Outro fator importante que deve ser considerado em um serviço de cloud gerenciado de qualidade é o atendimento do suporte técnico. Quando a equipe é especializada, ela consegue atender a empresa com foco na resolução de problemas e de acordo com as particularidades do negócio.

Estrutura elástica

Você consegue monitorar sozinho os picos de demanda e controlar o crescimento da infraestrutura? Isso é muito complicado, certo? Por isso, alguns serviços de cloud gerenciado são escaláveis e fazem os ajustes necessários de acordo com os picos de demanda.

Segurança

Em vez de precisar contratar soluções complementares para garantir a segurança da empresa, o serviço de cloud gerenciado oferece acesso a serviços de backup frequentes para que você tenha sempre uma cópia recente disponível.

E, ainda, é feito um monitoramento em tempo real das aplicações para que sejam detectados possíveis ataques cibernéticos. Com isso, você evita qualquer interferência externa em seus dados e aplicações.

Até aqui você já deve ter percebido que o serviço de cloud gerenciado pode oferecer muitas vantagens para a sua empresa, certo? O que acha de entender melhor o que avaliar na hora de escolher uma solução?

Confira o e-book que preparamos para você e esclareça todas as suas dúvidas!

Você já se convenceu de todas essas vantagens? Então, o que acha de conferir de perto como um serviço flexível funciona? Entre em contato com nossa equipe e escolha a infraestrutura ideal para o seu negócio!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top