Estamos em clima de Copa. E muito mais do que acompanhar os jogos do Brasil neste campeonato, entramos em campo com a BeatsCode, um cliente Saphir que possui uma plataforma em SaaS para gestão de clubes de futebol.
A BeatsCode está presente em diferentes times do Brasil – da série A a D e já está tirando do papel o projeto de conquistar o mundo com a sua ferramenta de gestão. Assim como a Saphir, nasceu em Chapecó, no oeste de Santa Catarina. Venha conhecer um pouco mais deste grande projeto nesta entrevista com o CEO da empresa Rodrigo Juko.
Como surgiu a BeatsCode? E quais foram os principais desafios?
Rodrigo Juko: A BeatsCode é um projeto que surgiu meio por acaso. Começamos desenvolvendo aplicativos sobre demanda, ou seja, projetos customizados de acordo com a necessidade de cada cliente.
Em 2014, fizemos uma parceria com departamento de marketing da Chapecoense para desenvolver um aplicativo para o clube, que seria então o app oficial do time voltado para a torcida. Com ele seria possível ver datas de jogos, resultados, próximas partidas, tabela das competições, notícias que o próprio departamento de marketing e assessoria de imprensa produziam. Um local para divulgar as ações e informações do dia a dia da Chapecoense para o torcedor.
No ano seguinte, o departamento de futebol da Chapecoense nos passou uma necessidade: ter um aplicativo para organizar a programação semanal do próprio time, ou seja, horário e local de jogos, local de treinos, agenda de reuniões com comissão técnica e atletas, gestão de competições e a programação de viagens. A partir disso, surgiu o modelo de negócio que deu origem a BeatsCode.
Então, através da Chapecoense, ainda em 2015, criamos esse projeto que nem sonhávamos que poderia ter demanda, já que, imaginávamos que todos os clubes grandes já deviam ter alguma solução para fazer a gestão do cotidiano do departamento de futebol, e nos surpreendemos pelo contrário. E estamos hoje aqui, 8 anos depois, desenvolvendo essa plataforma cada vez mais.
Quais as funcionalidades do BeatsCode?
Rodrigo Juko: A BeatsCode é uma plataforma online de Gestão Técnica de Clubes de Futebol, sendo responsável por toda gestão técnica e operacional de um clube que atua como uma empresa normal, que tem RH e financeiro. No entanto, possui particularidades do departamento de futebol, como preparação física, fisiologia, logística e competições, controle de alojamentos/refeitórios, históricos de psicologia e serviço social de atletas, desde as categorias de base até o profissional. Com o objetivo de gerar indicadores de resultados esportivos e histórico de dados.
Com o mercado de ferramentas de análise e avaliação de desempenho bem desenvolvido, focamos na parte de gestão, com isso, ferramentas de estatísticas bem-conceituadas são integradas ao nosso software para auxiliar na avaliação dos atletas em campo. Proporcionando com isso que todas as informações do clube fiquem em um ambiente único.
Esse processo de gestão integrada trouxe alguns diferenciais para nossa plataforma. Cada setor do departamento de futebol é alimentando por seus respectivos responsáveis. As pessoas que precisam dessa informação recebem uma notificação no aplicativo com aquele dado estratégico. Com isso, é gerado informação qualificada e com as particularidades de cada equipe.
Outro exemplo, alguns atletas têm o salário e o direito de imagens, além de algumas metas de produtividades vinculadas ao contrato. Logo, ele tem salário fixo mais um bônus por produtividade. Na nossa plataforma é possível monitorar essa atividade. Conforme o atleta atinge as metas automaticamente os responsáveis para fazer o pagamento são notificados. O objetivo da ferramenta é centralizar informações e entregar dados de maneira dinâmica.
É importante ressaltar que a BeatsCode está em constate melhoria e atualização conforme a demandas e necessidades dos clientes. As boas práticas que observamos em grandes times que atendemos – como Flamengo, Palmeiras, Atlético Mineiro – absorvemos e levamos até outros clientes, como o Marcílio Dias de São Paulo, que disputa a série D. Estamos sempre em constante mudança para que nossos clientes melhorem seus processos administrativos e obtenham sucesso utilizando a nossa plataforma.
Além disso, sempre reforçamos a necessidade do clube estar com a posse da informação. No momento que você contrata um profissional da saúde, por exemplo, que faz toda a coleta de dados em uma planilha de excel em seu computador particular ao sair da empresa leva essas informações embora e o clube perde todo o histórico de dados do atleta.
Por isso, a necessidade de centralizar em uma plataforma esses dados que são tão valiosos para o clube, gerando um histórico de informação na palma da mão, que não se perde nem mesmo na troca de um técnico e sua comissão. Por essa razão, ressaltamos para os clubes a necessidade de ter uma ferramenta de gestão integrada e na nuvem. Com isso, é possível acessar a informação de qualquer lugar, a qualquer momento, precisando apenas estar conectado a internet.
Quais os planos para o futuro da BeatsCode?
Rodrigo Juko: Para a temporada de 2023 já temos algumas ações e estratégias que pretendemos implementar na BeatsCode. Primeiramente, continuaremos com o aperfeiçoamento das funcionalidades da plataforma. Estamos sempre em busca torná-la mais dinâmica possível, deixando os dados dos atletas mais preditivos, ou seja, conforme vai se tendo o histórico acumulado do atleta é possível informar a comissão técnica dos riscos de lesão e sobrecarga de trabalho.
Nosso principal objetivo é o processo de internacionalização da BeatsCode. Temos um projeto piloto com clube da terceira divisão de Portugal. Eles já estão usando a ferramenta e nos orientando nas necessidades de adaptação, desde o cadastro de documentos, por exemplo, aqui temos CPF e RG, lá eles usam documento único, até as particularidades dos campeonatos regionais.
Outra atualização que estamos aplicando hoje na plataforma são as conformidades com a lei LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que faz diferentes exigências sobre a divulgação e uso de informações privadas.
Além disso, pretendemos continuar integrando outras ferramentas que auxiliem na gestão do clube e que já estão consagradas no mercado do futebol.
Qual a importância da Saphir nessa caminhada?
Rodrigo Juko: A Saphir faz o gerenciamento da nossa cloud, ou seja, cuida de toda a parte de infraestrutura, dimensionando hardware e questões técnicas de servidores em nuvem. Isto nos dá confiança para focar nas vendas, na evolução da plataforma, no software e suas funcionalidades e, assim, colocando nossos esforços no nosso crescimento e na busca de novos clubes.
Temos total confiança na gestão que a Saphir faz dos nossos servidores, com segurança e backup das informações. Afinal, trabalhamos com dados sensíveis de atletas de pequenos e grandes clubes de futebol do Brasil e com projeto de expandir internacionalmente.
Imagina que desastre seria perder ou deixar vazar dados sigilosos do Palmeiras ou qualquer outro time? Com a Saphir junto nesta caminhada temos a segurança que não corremos esse risco, reforçando a nossa credibilidade junto aos nossos clientes.
Também com a Saphir não sentimos mais a necessidade de ter uma equipe altamente técnica dentro da empresa fazendo esse papel. Profissionais que hoje são difíceis de se encontrar neste mercado tecnológico muito disputado.
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