Muitas empresas buscam a contratação de serviços cloud em busca de escalabilidade e flexibilidade. Porém, quando se trata de escolher o melhor modelo de serviço os gestores ficam com uma dúvida: é melhor contratar um serviço especializado para o gerenciamento de nuvem ou investir em uma equipe própria?
Neste artigo, explicamos um pouco mais sobre o serviço especializado de gestão em nuvem para que você saiba escolher a melhor opção para o seu negócio. Vamos lá?
O que é o serviço de gerenciamento de nuvem?
O trabalho de gestão da cloud envolve um acompanhamento diário da infraestrutura em nuvem da organização. O profissional de TI precisa identificar se os recursos utilizados ainda são suficientes para a estabilidade da aplicação (software que esta hospedado na nuvem), fazer o monitoramento para verificar falhas ou vulnerabilidades e otimizar os recursos para assegurar o melhor desempenho das aplicações.
O serviço de gerenciamento de nuvem pode ser realizado em diferentes níveis e aplicações, envolvendo toda a infraestrutura que abriga sistemas, backups, websites, entre outros.
Algumas organizações demandam de uma infraestrutura e gestão de cloud muito mais complexa, pois não podem ficar com o serviço indisponível. Entre os exemplos estão empresas como Uber, Ifood e Nubank. Portanto, elas precisam investir em uma equipe especializada para monitorar e otimizar a nuvem, seja ela por contratação própria ou terceirizada. Afinal, a falha na infraestrutura pode representar perda de dinheiro e muitas reclamações dos consumidores.
Sendo assim, o serviço de gestão da cloud envolve diferentes aspectos:
- planejamento da infraestrutura em nuvem;
- integração entre soluções;
- monitoramento;
- identificação de falhas e vulnerabilidades;
- resolução de problemas;
- suporte técnico;
- backups de rotina;
- otimização de recursos e disponibilidade do sistema.
Esse trabalho visa garantir o funcionamento da infraestrutura de forma adequada 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Será que invisto em uma equipe própria ou na terceirização da gestão em nuvem?
Antes de tomar uma decisão, é indicado avaliar as duas situações e até fazer alguns orçamentos. Ao optar por contratar apenas um ambiente cloud, por exemplo, a empresa precisa fazer o projeto de implantação e manter uma equipe própria para monitorar a nuvem e solucionar problemas.
Tudo isso gera custos com a contratação de profissionais, pagamento de impostos e benefícios. A equipe ainda precisa conhecer as particularidades dos serviços em nuvem e contratar um sistema de gestão.
Por outro lado, ao optar pela terceirização do gerenciamento em nuvem você tem a liberdade de se dedicar às atividades do negócio e deixar todas as preocupações com a infraestrutura a cargo de outra empresa. Além disso, você recebe o acompanhamento de profissionais especializados na área que se dedicam continuamente a aprender sobre a solução.
Aqui na Saphir, por exemplo, nós disponibilizamos 4 níveis de suporte técnico para atender diferentes demandas das empresas. O primeiro nível compreende o monitoramento da infraestrutura, e o nível mais avançado abrange até o suporte para aplicações. Logo, as organizações que contratam o nível 4 recebem uma investigação completa caso algum aplicativo apresente lentidão, pois é necessário identificar a causa e encontrar a melhor maneira de corrigi-la.
Enfim, só você pode identificar qual é a melhor opção para o negócio: manter uma equipe de TI ou terceirizar o serviço de gerenciamento de nuvem. Só podemos reafirmar o nosso compromisso em oferecer um suporte técnico especializado que busca manter a segurança da infraestrutura e o bom funcionamento das aplicações.
Ainda tem dúvidas e quer saber como podemos ajudá-lo? Entre em contato e solicite um orçamento sem compromisso!