Gerenciamento em cloud: o que é, por que é importante e mais!

Gerenciamento em cloud: o que é, por que é importante e mais

Se você é um profissional da área de TI ou gestor de uma empresa, provavelmente, já ouviu falar sobre a computação em nuvem. A solução tecnológica traz muitos benefícios para a organização. Contudo, a sua adoção no ambiente de trabalho representa um desafio extra para analistas de TI, gestores e diretores: o gerenciamento em cloud.

Nem sempre a empresa tem um corpo técnico especializado para gerir os serviços em nuvem. E aí, como fazer para adotar essa tecnologia sem gastar muito?

Buscar o apoio de um parceiro de negócios pode ser a melhor opção para a sua companhia. Saiba por que o gerenciamento em cloud é a estratégia certa para fazer a sua empresa crescer!

Descobrindo as vantagens da computação em nuvem

Você já deve ter uma ideia dos benefícios mais apontados da adoção de cloud computing. Entre os principais estão:

  • redução de custos;
  • backups e redundância;
  • recuperação de desastres;
  • atualizações automáticas de software;
  • flexibilidade de demanda;
  • segurança;
  • alta tecnologia.

Mas, entre tantos benefícios diretos da solução, o que muitas vezes não fica claro é a importância estratégica da cloud. A nuvem tem um caráter centralizador que dá ao responsável de TI uma visão operacional completa do sistema. Ela também disponibiliza as ferramentas necessárias para lidar com esse controle.

Já para o gestor de uma companhia, a cloud computing torna-se uma aliada para ampliar a produtividade da equipe por meio da automação de muitas tarefas. Ela também garante mais segurança para os arquivos corporativos, uma vez que ficam protegidos contra desastres.

Portanto, aliar o conhecimento do profissional de TI com as vantagens da nuvem é o grande trunfo para promover o crescimento do negócio.

Definindo melhor o conceito de gerenciamento em cloud

O gerenciamento em cloud consiste na prática centralizada de análise, controle e gestão de dados. Além de garantir a disponibilidade da computação na nuvem, o responsável pela TI consegue usar o próprio sistema para regular seu uso.

Todavia, muitas vezes a companhia não conta com uma equipe interna de TI para fazer a gestão de todas as informações armazenadas na nuvem. Em outros casos, até existem profissionais especializados na área, mas eles têm uma demanda interna muito grande e não sobra tempo para gerenciar um ambiente em cloud.

Nesses casos, torna-se melhor buscar o apoio de um parceiro que poderá aplicar alguns pilares de práticas e metodologias que garantem o bom proveito da tecnologia:

Administração de sistemas

A partir de uma plataforma unificada, é possível atualizar pacotes, agendar manutenção e gerir o uso de software em uma única central de controle.

Tudo isso proporciona mais agilidade para a realização das demandas internas, e flexibilidade para acessar as informações de qualquer lugar com acesso à internet.

Monitoramento e segurança

A nuvem é um ambiente seguro, mas como qualquer outro sistema não é à prova de falhas, principalmente humanas. O gerenciamento em cloud permite que o responsável monitore e gerencie acessos e processos operacionais. Dessa forma, o gestor garante que ninguém está abusando do sistema — de forma intencional ou não.

Além do mais, a infraestrutura em cloud conta com o recurso de criptografia para dar mais segurança aos dados da companhia. Essa prática fornece dupla proteção às informações sigilosas da empresa e evita ataques cibernéticos como o ransomware.

E-Book: Tudo o que você precisa saber sobre cloud gerenciada.

Banco de dados, redes e ambiente web

O gerenciamento em cloud também pode ser usado para definir regras de uso e controlar credenciais para o acesso ao bancos de dados, garantindo sigilo de informações.

Com a mesma ferramenta, é possível criar e restringir ambientes redes e ambientes web, tornando todo o sistema mais eficiente, colaborativo e ao mesmo tempo menos vulnerável a vírus e invasões.

Para complementar, a solução permite a gestão de múltiplos provedores de cloud em um ambiente. Entre eles estão:

  • Softlayer;
  • Amazon Web Services;
  • Google Cloud;
  • Azure;
  • Digital Ocean.

Suporte

Uma central de gerenciamento unificada facilita e agiliza o suporte. A aplicação de soluções em momentos de crise e os processos de manutenção são automatizados e aplicados simultaneamente em todo o sistema.

Entendendo a importância da consultoria em TI para o gerenciamento em cloud

É claro que para garantir todos os benefícios citados acima, você precisa contar com uma consultoria em TI. Uma equipe especializada poderá garantir o sucesso na implementação da solução. Conheça algumas vantagens de buscar o apoio de um parceiro para o gerenciamento em cloud:

Ganho de competitividade

O gestor da companhia e o profissional interno de TI podem focar a atenção no core business do negócio. Isso dá mais agilidade e qualidade no atendimento das demandas internas, o que resulta em melhores resultados para a companhia.

Enquanto isso, uma equipe especializada atua de forma proativa para o monitoramento em tempo real do ambiente em nuvem. Essa é uma maneira de garantir o funcionamento adequado da infraestrutura.

Atendimento das necessidades da empresa

A equipe especializada em gestão de infraestrutura em nuvem consegue melhorar a performance da solução ao selecionar os recursos adequados para as demandas da empresa. Assim, os profissionais ajudam a reduzir os problemas que costumam aparecer durante as atividades da organização.

Diminuição da burocracia e das despesas

Já imaginou quanto custaria para a companhia contratar profissionais especializados em gerenciamento em cloud computing? Há custos envolvidos no processo de seleção, testes, exames médicos, contratação e demissão, além das despesas mensais oriundas do pagamento de salários e impostos.

Ao buscar um serviço terceirizado e especializado, você diminui esses riscos e gastos da empresa e ainda tem uma equipe qualificada e experiente para gerir as informações da companhia.

Atendimento aos usuários

Empresas que fornecem esse tipo de serviço com qualidade são fundadas por pessoas apaixonadas pela tecnologia e por novos desafios. Elas priorizam o atendimento aos usuários e a qualidade do sistema.

Por que esse tipo de pensamento é tão importante? Porque no fim do dia, são essas pessoas, os funcionários e os parceiros, que definirão o sucesso do negócio.

Uma pesquisa recente aponta que empresas brasileiras utilizam cerca de 450 aplicações na nuvem sem conhecimento da TI. O gerenciamento em cloud é uma forma de aumentar esse controle e garantir o bom uso da tecnologia para que sua empresa aproveite ao máximo seus benefícios.

Para ter sucesso é preciso objetividade e confiabilidade. O investimento em uma consultoria pode ser o que você precisa para alcançar esse objetivo. Por isso, é muito importante buscar um parceiro especializado que entende as particularidades do seu negócio.

E aí, interessado em saber mais sobre gerenciamento em cloud computing? Se esse miniguia te animou, é hora de ir mais a fundo em todos os aspectos da computação na nuvem. Entre em contato com nossa equipe e conheça os diferenciais do nosso trabalho!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top