A importância do SaaS para escalar o seu negócio

A importância do SaaS para escalar o seu negócio

Compartilhe

De acordo com um estudo da Gartner, empresas do mundo inteiro iriam investir 23,1% a mais em serviços de cloud computing em 2021. Isso significa aproximadamente USD 332,3 bilhões de dólares. Os serviços de SAAS (software as a service) são os que têm maior abrangência de mercado, com estimativa de crescimento de USD 117,7 bilhões de dólares só neste ano.

Historicamente, os serviços de computação em nuvem só têm crescido com o passar dos anos. E a pandemia do COVID-19 parece ter acelerado ainda mais esse mercado. Enquanto em 2019 existia um investimento de USD 102 bilhões de dólares por usuário no mercado de SAAS, em 2021 esses números chegaram a 138,2 bilhões de dólares. 

Diante desses indicadores, já dá para ter uma noção de como o software as a service se tornou imprescindível para os negócios ao redor do mundo, certo? A seguir, explicamos um pouco mais como ele pode influenciar o crescimento da sua empresa. Acompanhe!

Entenda o conceito de SAAS

O SAAS tem como significado o “software como serviço”. Em outras palavras, é um modelo onde o software é comercializado nos mesmos moldes de um serviço, como por exemplo uma assinatura da Netflix.

O software é mantido em uma infraestrutura na nuvem, toda a infraestrutura é gerenciada por uma equipe especializada, permitindo sua disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana. O usuário pode fazer a utilização do software mediante uma assinatura, que pode ser mensal, trimestral ou até anual.

Como assim? Até alguns anos atrás era muito comum a empresa comprar um sistema que era entregue em um CD. Depois, era feita a instalação dele em todos os computadores, conforme o número de licenças contratadas.

Se você tem 30 anos ou mais deve se lembrar dessa situação, certo? Com o tempo, o sistema tornava-se obsoleto e era necessário instalar uma atualização do programa.

O SAAS funciona completamente na nuvem. Então, você não precisa instalar um programa nos computadores da sua empresa. Também não precisa se preocupar com backups, com incompatibilidade de versões de um computador para outro, com dados distribuídos em vários computadores, e com vários outros problemas que ocorriam com o software convencional.

Exemplos de SAAS no Brasil

Provavelmente, você já utilizou algum serviço SAAS em seu negócio. A seguir, apresentamos alguns exemplos. 

Clínica nas nuvens

O Clínica nas Nuvens é um software de gestão para consultórios médicos. A ferramenta auxilia os profissionais na organização da agenda, controle financeiro e do prontuário de pacientes. 


Com tantas funcionalidades, a Clínica nas Nuvens se tornou um sucesso nos consultórios e cresceu expressivamente nos últimos anos. Como resultado disso, a empresa foi comprada pela Bionexo com um investimento de R$28,5 milhões.

RD Station

A Resultados Digitais já lançou dois sistemas na nuvem que contribuem com muitos negócios ao redor do país: o RD Station Marketing e o RD CRM. O primeiro é utilizado para facilitar o relacionamento entre empresas e clientes, por meio da automação do e-mail marketing. E o segundo tem como função a gestão dos clientes, registrando dados de conversas, dúvidas, listas de tarefas até o fechamento de um contrato.

Conta Azul

O Conta Azul é um software de gestão que funciona 100% na nuvem. Ele disponibiliza diferentes planos para as empresas, atendendo serviços como geração de boletos, emissão de nota fiscal e conciliação bancária. 

ASAAS

A Asaas é uma fintech com sistema de gestão de cobranças de Joinville (SC), que também funciona na nuvem. Por isso, pode ser usado tanto em computadores como em smartphones, o que dá agilidade na geração de boletos de uma empresa. 

Devido às facilidades que trouxe para muitos negócios, a Asaas conseguiu crescer 55,5% no último ano, aumentando em 112% sua lista de clientes. Inclusive, entrou para a lista das 250 empresas de SAAS que mais crescem no mundo.

Vantagens do Software as a Service 

Como você já deve ter percebido com os exemplos acima, ter uma empresa que fornece um SAAS ou utilizar um sistema desses pode ser muito vantajoso para o seu negócio. Tanto que são esses os modelos de negócio que conseguiram crescer significativamente mesmo durante a pandemia do Coronavírus.

A seguir, listamos algumas das principais vantagens do software as a service.

Escalabilidade

Uma empresa SAAS consegue crescer em questão de minutos. Como assim? Imagine que você tem uma estrutura cloud que atende 1000 clientes ao mesmo tempo. Sua equipe de vendas trabalhou arduamente nos últimos dias e conquistou mais 1000 clientes, o que demanda uma infraestrutura maior e mais robusta. 

Se você utilizasse um data center interno, instalado na própria empresa, precisaria comprar os equipamentos, esperar eles chegarem, instalar e configurar tudo.

Isso poderia levar alguns dias, ou até meses, certo? Com a infraestrutura em nuvem tudo se resolve em poucos minutos! Você apenas repassa sua necessidade ao seu time de cloud e ele configura tudo para você no mesmo dia.

Baixo custo

Quem está começando a montar uma empresa de software as a service pode começar pequeno, com pouca infraestrutura e baixo custo. Assim, é possível testar configurações, a aceitação do mercado e aumentar os recursos apenas quando as vendas estiverem aceleradas.

Por isso, é um modelo de negócio muito utilizado pelas startups ao redor do mundo. Além do baixo custo para quem cria o sistema, também pode-se dizer que ele é vantajoso para quem utiliza o serviço.

Afinal, você só paga pelos recursos que utiliza e pode ampliar ou reduzir sua demanda conforme as movimentações do seu negócio.

Segurança dos dados 

O software as a service é um sistema mais seguro do que os modelos tradicionais que funcionam em data center interno. Isso porque ele utiliza fatores de redundância para garantir que toda a infraestrutura funcione 24 horas por dia. 

Além disso, a infraestrutura usada para a hospedagem do SAAS realiza backups frequentes dos dados que são normalmente transmitidos a outro datacenter para que os dados sejam armazenados em locais físicos diferentes, garantindo ainda mais a segurança das informações. 

Conte com a Saphir para gerenciar o seu SAAS

A Saphir é uma empresa que reúne profissionais altamente capacitados para realizar os serviços de computação em nuvem. 

Na área de software as a service, temos expertise para identificar possíveis falhas da infraestrutura em nuvem utilizada ou gargalos ocasionados pelo crescimento do software, e orientar clientes sobre as ações necessárias para fazer o sistema rodar com mais eficiência, sugerindo, muitas vezes, a ampliação dos recursos computacionais ou ajustes de arquitetura, e ajustes de configuração nos bancos de dados utilizados pela aplicação.

Quer saber como também podemos auxiliar o seu negócio? Conte com uma empresa de confiança e com experiência na gestão da infraestrutura em nuvem para SAAS! Chame a gente e vamos conversar sobre como podemos ajudar a melhorar o seu negócio!

Junte-se a nossa lista

Veja mais