Cloud computing: uma aliada de pequenas e médias empresas

Cloud computing uma aliada de pequenas e medias empresas

No Brasil, desde 2010, mais de 90% das microempresas estão conectadas à Internet como forma de aumentar sua competitividade e atividade econômica. O número é resultado de uma pesquisa realizada pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

Os dados são importantes e demonstram a evolução de pequenas e médias empresas diante de um cenário cada vez mais tecnológico. O problema é que muitas não conhecem e, por isso, não usufruem de todos os benefícios e vantagens que o meio virtual pode oferecer.

A cloud computing ou computação em nuvem é uma delas. Em tempos de redução de custos e otimização de tempo, ela tem se tornado uma importante alternativa para pequenas empresas.

Mais tecnologia, menos burocratização

A tecnologia empresarial, convenhamos, já foi privilégio de poucos. Por muito tempo, os computadores, por exemplo, foram equipamentos restritos apenas a grandes corporações, em função de seu alto custo para compra e manutenção.

Hoje, no entanto, ela é muito mais acessível e não demanda grandes conhecimentos técnicos ou equipes especializadas para utilizá-la. É nesse contexto que a computação em nuvem aparece.

Sua grande vantagem está em permitir que pequenas, médias e grandes empresas (PME), explorem suas inúmeras possibilidades com o melhor da tecnologia.

Novas soluções com redução de custos

A redução de custos certamente também é um dos grandes benefícios da cloud computing. Com serviços de hospedagem de sites e sistemas, banco de dados e projetos diversos, essa solução gera menos preocupações com a compra de hardwares, softwares, infraestrutura ou manutenção.

Dessa forma, você consegue envolver menos pessoas no processo e obter o resultado esperado em menos tempo, proporcionando maior vantagem competitiva para sua empresa.

Segurança garantida e facilidade de acesso

Modernos sistemas de certificação digital e criptografia tornam a computação em nuvem um serviço com segurança de dados e informações garantidas. Prova disso são as grandes empresas que utilizam esse tipo de solução, como o Google, Microsotf, IBM, entre outros.

Além disso, ela ainda se destaca pela praticidade e autonomia proporcionada aos usuários. Sabemos que em PME, uma pessoa precisa ser multitarefas e, mesmo não estando no ambiente físico em que trabalha, precisa continuar conectada à realização das atividades.

Com os serviços da nuvem, você pode ter acesso a seus arquivos de qualquer lugar, a qualquer hora, com conectividade. Também é possível compartilhar documentos importantes com parceiros e fornecedores, o que facilita o trabalho, economiza tempo e aumenta a eficiência da empresa.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o post: Estratégia de implementação de cloud: o que não pode ser esquecido.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top