O diferencial do cloud computing em tempos de crise

O diferencial do cloud computing em tempos de crise

Compartilhe

Reinventar-se é o melhor caminho para as empresas que querem passar pela crise. Afinal, é necessário sair da zona de conforto, procurar novos caminhos e fazer investimentos em áreas que antes talvez eram esquecidas.

Nesse sentido, a cloud computing pode trazer um grande diferencial para os negócios que buscam redução de alguns custos e automação de determinadas atividades.

O segredo para sair da crise está em cortar gastos que não afetam a segurança ou lucratividade do negócio, e investir em tecnologia para ter mais oportunidades de crescimento da empresa. A seguir, explicamos como a computação em nuvem pode proporcionar a transformação da sua empresa!

Como sei em qual setor investir?

Feita a decisão de investir, é preciso analisar com cuidado as opções disponíveis, entendendo o que se encaixa no seu negócio e agrega benefícios em relação ao crescimento desejado.

Muitas vezes, tecnologias que trazem a automação de processos podem se tornar vantajosas para diminuir a necessidade de contratação de colaboradores em tempos de crise. Entre opções dessas ferramentas estão: chatbots para o primeiro atendimento de clientes, softwares hospedados na nuvem, cloud computing para gerenciamento de dados e backup, entre tantas opções.

A verdade é que a tecnologia não para de evoluir. A cada dia, descobertas são anunciadas e os benefícios oferecidos principalmente no âmbito empresarial vêm com o objetivo de otimizar processos.

Como o cloud computing pode fazer a diferença na minha empresa?

A cloud computing tem se mostrado como uma solução poderosa para as empresas em períodos de crise (e fora deles também).

Tanto que o vice-presidente da Gartner afirmou que “não existe estratégia de negócios sem uma estratégia na cloud”. A computação em nuvem possibilita experiências digitais cada vez mais populares entre as pessoas. Entre elas estão o pagamento de contas pelo smartphone e a personalização de serviços em companhias de carros.

A prova de que a computação em nuvem está conquistando cada vez mais o mercado está na perspectiva de crescimento do setor, estimada pela Gartner. Segundo ela, em 2022 o mercado da cloud computing deve chegar a um faturamento de 474 bilhões de dólares, quase 66 bilhões a mais do que em 2021.

Como a cloud computing vai ser essencial para os negócios?

Segundo análises da Gartner, estima-se que até 2025 mais de 85% das organizações já terão adotado a cloud computing como tecnologia indispensável para suas atividades. Logo, muitas atividades de rotina serão executadas em ambientes na nuvem, eliminando quase 100% os documentos físicos.

Nesse sentido, as atividades diárias das equipes serão baseadas em plataformas 100% digitais. Entre os exemplos de soluções que já existem hoje temos:

Esses são apenas alguns exemplos de tecnologias que funcionam na nuvem e fazem parte do dia a dia das pessoas e empresas. Instituições tradicionais, como o Banco Itaú, perceberam a necessidade de mudança e já estão investindo em atendimentos digitais e mudança de mindset dentro do negócio para ampliar o potencial de crescimento e acompanhar o perfil de investimentos de seus clientes. 

Quais são os benefícios de investir na Cloud Computing? 

A computação em nuvem tem provado que há muitas vantagens de realizar esse investimento em tecnologia. Isso porque ela proporciona o aumento de produtividade e a diminuição da burocracia em muitos serviços. Tudo isso agregando ainda segurança e confiabilidade para os dados do negócio. 

Vale lembrar que ao contratar uma empresa especializada em cloud computing você delega o suporte a quem realmente entende do assunto, acabando com os custos e manutenção de servidores físicos que ficam obsoletos em alguns anos. 

Além disso, a empresa escolhida também trabalha diariamente para otimizar o serviço contratado, aplicando o que há de mais novo em termos de tecnologia. Isso permite que sua equipe concentre os esforços em aperfeiçoar seus produtos ou serviços com a garantia de que seu ambiente virtual está seguro.

Portanto, em tempos de crise torna-se vantajoso inovar e implantar soluções para seus clientes e potenciais prospects. E nesse ambiente a cloud computing entra como uma verdadeira aliada dos negócios. 

Essa iniciativa pode fazer a diferença que você precisa para dar uma virada na sua empresa, atender melhor os clientes e inovar. Quer saber como dar o próximo passo para investir na nuvem? Entre em contato conosco e peça uma demonstração sem compromisso! 

Junte-se a nossa lista

Veja mais