Como os aplicativos revolucionaram a rotina de pessoas e empresas

Como os aplicativos revolucionaram a rotina de pessoas e empresas

Compartilhe

Tempo de leitura: 5 minutos

Se você é da geração Z, nascido no início dos anos 2000, talvez não tenha ideia de que as pessoas viviam sem smartphones e seus queridos aplicativos. A geração Y (nascidos nas décadas de 80 e início de 90), por sua vez, conviveu com essa transformação que os celulares e seus apps proporcionaram à vida das pessoas.

Essas ferramentas trouxeram muitas facilidades que antes só existiam em computadores, como a conectividade para o dia a dia, agilidade na comunicação e muito mais!

Ficou curioso para entender (ou relembrar!) como era o mundo antes e como ficou depois dos aplicativos de smartphones? Vamos lá!

Como era a vida sem os poderosos smartphones e seus aplicativos

Você pode até não se lembrar, mas faz pouco tempo que surgiram os smartphones e seus aplicativos. Para ter ideia, o primeiro aparelho foi vendido para as pessoas em 1994 e combinava a função de telefone com mais um pouco de tecnologia na área de computação (calendário, e-mail, mensagens e notas).

Sim, era só isso que ele fazia e as pessoas já ficavam felizes porque essas funcionalidades foram consideradas uma inovação!

Felizmente, a tecnologia evoluiu muito e a Apple transformou os aparelhos de telefonia ao dar novas funções para o seu primeiro iPhone. Ele foi lançado em 2007 e foi considerado o primeiro aparelho celular com funcionalidades semelhantes às de um computador. Logo em seguida, em 2008, o Google lançou a tecnologia Android para os demais smartphones.

Os aparelhos foram se transformando ao longo do tempo e ganhando cada vez mais funcionalidades, qualidade em suas câmeras e aplicativos. Sim, pode até ser difícil de acreditar, mas os primeiros celulares do mundo não tinham essas ferramentas tão práticas para a nossa vida hoje!

Como os aplicativos revolucionaram a rotina

Os apps surgiram junto com os smartphones com o objetivo de dar mais praticidade ao dia a dia das pessoas. A partir deles, hoje é possível realizar transações bancárias sem ir até uma agência, conversar em vídeo com parentes e amigos sem precisar de um computador ou até mesmo organizar as tarefas da semana. Clique Aqui e veja algumas sugestões de apps para

O WhatsApp, tão popular entre as pessoas, surgiu em 2009. Ele foi criado pelo ucraniano Jam Koun e com o tempo se tornou essencial para a comunicação das pessoas, envio de arquivos e compartilhamento de vídeos e imagens. Hoje, ele pertence ao Facebook e ganhou ainda mais participação na vida das pessoas. A seguir, listamos mais alguns exemplos de apps que revolucionaram a rotina das pessoas:

Instagram

O aplicativo foi criado para facilitar o compartilhamento de fotos e experiências entre amigos. Hoje, ele já é utilizado por muitas empresas em suas ações de marketing para atrair e criar um relacionamento com os clientes.

Deezer

Ele é um serviço de streaming de áudio que surgiu em 2007. O Deezer está em 180 países, conta com mais de 140 milhões de usuários ativos e 56 milhões de faixas musicais. Ele também revolucionou a forma como as pessoas ouvem música, pois permite a criação de playlists e download de músicas, sendo um forte concorrente do Spotify.

Youtube

O app está na lista dos mais baixados pelos usuários, pois transformou a forma como as pessoas têm acesso à conteúdos educativos, culturais e até cômicos. Inclusive, ele criou uma nova profissão com pessoas comuns que se transformaram em Youtubers famosos. Entre os programas e pessoas famosas desse canal estão:

  • Porta dos Fundos;
  • Felipe Neto;
  • Me Poupe;
  • Whinderssonnunes;
  • KondZilla;
  • Luccas Neto;
  • 5incominutos.

Games

Também não faltam opções de jogos para baixar no smartphone e se divertir nas horas de folga. Há games para todos os gostos e idades, por isso, é tão comum ver os pais entregando seus aparelhos para os filhos em ambientes públicos. Os jogos mais populares do momento são:

  • FreeFire;
  • PUBG Mobile;
  • Brawl Stars;
  • Call of Duty Mobile;

Trello

Este também é um app bem famoso no dia a dia das pessoas, principalmente de trabalhadores autônomos e empresas de pequeno e médio porte. Ele tem uma versão gratuita para quem está iniciando os trabalhos e permite a organização de agendas e rotinas, com a inclusão de alertas sobre prazos.

Edição de imagens

Nesta categoria fica até difícil falar de um app exclusivo. Isso porque há uma infinidade de opções para todos os gostos, desde aplicativos que fazem ajustes em fotos como o PS Express, até aqueles que fazem edição de vídeos (Quik) e imagens para redes sociais (Canvas e Spark Post).

Já deu para perceber a utilidade deles tanto para os usuários em geral como para pequenas empresas que têm equipes reduzidas para desempenhar todas as demandas, certo?

Netflix

Este app não poderia ficar de fora da nossa lista. Ele mudou completamente a forma como as pessoas assistem a filmes e séries, pois você não é mais obrigado a pagar um plano mensal de televisão e ficar “refém” da programação dos canais. O usuário escolhe o que, quando e onde deseja assistir a um programa.

Viu só como os smartphones e seus inúmeros aplicativos revolucionaram a rotina das pessoas? Hoje eles são tão importantes que não conseguimos passar um dia longe dos aparelhos, não é mesmo?

Conta aí, qual aplicativo você mais gosta de usar? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe a sua experiência conosco!

Saphir: inovação, conhecimento e paixão por tecnologia!

Atuamos desde 2013 no mercado de tecnologia e temos em nosso DNA o know-how necessário para implementar as soluções que o seu negócio esta precisando.

Durante este tempo, fortalecemos as conexões com clientes e parceiros que veem na Saphir uma empresa confiável e com expertise no mundo cloud.

Nossas soluções que permitem que sua empresa se mantenha atualizada tecnologicamente, com mais recursos para criar e inovar, objetivando produtividade e otimização de processos.

Assine a nossa newsletter e receba ainda mais conteúdos do universo cloud