A contratação de serviços terceirizados (Outsourcing) é realidade em muitas empresas. Seja de limpeza, segurança ou logística, essa terceirização ajuda a garantir o bom andamento das atividades, mesmo que elas não estejam relacionadas diretamente às ações estratégicas da corporação.
Outro setor que também vem sendo terceirizado em muitas companhias é o de Tecnologia da Informação, prática que leva o nome de ‘outsourcing de TI’. Mas, diferente dos outros serviços, o outsourcing se refere a uma terceirização ligada diretamente à evolução e ao sucesso da empresa.
É colocar o seu foco e empenho naquilo que você e sua equipe fazem de melhor para deixar que profissionais especializados cuidem dessa área tão importante dentro da empresa. E isso ainda com algumas outras vantagens como aumento da produtividade e redução de custos.
Mas, como saber se essa é a melhor solução para minha empresa?
A primeira coisa a levar em consideração é, justamente, a atuação da sua empresa. Analise todas as atividades desenvolvidas, pontuando, em uma primeira lista, as etapas mais importantes e que precisam ser desenvolvidas por sua organização.
Já em uma segunda lista coloque quais poderiam ser realizadas por outras pessoas. Se a área de TI estiver entre as atividades dessa segunda lista, então ela é uma candidata ao outsourcing.
Leve em consideração que o mercado mudou e que a concorrência aumentou consideravelmente, nos mais diversos setores. Repensar o modelo de negócio, adaptar estruturas e processos é, portanto, uma boa alternativa para se destacar dos concorrentes.
Posso utilizar o outsourcing de TI em pequenas, médias e grandes empresa?
Sim. O outsourcing pode ser uma boa alternativa para pequenas, médias e grandes empresas. Em corporações menores, ele se destaca principalmente pela redução de custos e aumento significativo da qualidade dos serviços, que devem ser executados por uma empresa especializada.
Por outro lado, em médias e grandes empresas, onde a demanda de dados e informações é muito maior, o outsourcing permite principalmente desburocratizar rotinas. Assim, processo como serviços de transmissão de dados, gerenciamento de redes, hospedagem de dados e atualização de hardwares e softwares, que exigem atualização constantes, receberão atenção especial da equipe contratada.
Quer conhecer outros benefícios do outsourcing de TI? Então, acessa o post Vantagens em terceirizar a TI na era da redução de custos.