O que é docker container? Nós te contamos aqui!

O que é Docker Container

Você com certeza já ouviu falar em Docker container, mas sabe exatamente por que tantos profissionais de TI estão utilizando essa tecnologia? A técnica de desenvolvimento por pacotes ficou tão popular por oferecer agilidade, qualidade de entrega e controle.

Ficou interessado? Então é hora de conhecer mais a fundo o Docker container e descobrir por que ele pode ser a solução para otimizar a sua empresa!

O que é Docker container?

A criação do Docker em 2013 foi uma daquelas evoluções silenciosas que mudam paradigmas e revolucionam o desenvolvimento sem muito alarde. O objetivo principal da empresa era popularizar o uso de software containers com uma plataforma simples, ágil e versátil.

O poder de transformação dessa ferramenta foi tão grande que seu nome virou sinônimo para a tecnologia. O que hoje são conhecidos como Docker containers são basicamente wrappers com mais recursos, pacotes padronizados e isolados que carregam tudo o que um software precisa para sua execução — como bibliotecas, ferramentas e runtime.

A ideia de um Docker containter é transformar o desenvolvimento em um processo portátil e modular, que rode da mesma forma independente do sistema operacional ou ambiente em que está inserido.

Como funciona o Docker container?

É comum que profissionais da área confundam o Dock container com máquinas virtuais — principalmente por sua característica de alocação e isolamento de recursos.

A grande diferença entre as duas tecnologias é que, enquanto as VMs virtualizam um sistema operacional completo para cada máquina, os containers trabalham em uma camada extra de isolamento. Isso permite que vários pacotes Docker possam compartilhar o kernel do sistema e rodar simultaneamente como processos independentes.

Essa tecnologia permite um controle maior de recursos como RAM e CPU, ocupa menos espaço em disco e agiliza o desempenho geral do sistema — como uma diminuição considerável no tempo de boot.

Ou seja, o Docker container é uma forma de libertar a aplicação do ambiente em que está inserido. A partir do momento em que seu pacote está configurado e implementado, ele pode ser replicado quantas vezes for necessário e várias versões do mesmo software podem ser testadas ao mesmo tempo.

Quais são os benefícios que o Docker container traz para seu trabalho?

Essa versatilidade do Docker container é o que torna a solução uma das opções mais comuns para o desenvolvimento corporativo atual. Tudo o que profissionais de TI buscam em otimização e controle de custos dentro da sua empresa pode ser atingido com essas características:

Agilidade no desenvolvimento

Ao ler sobre o que define um Docker container e como ele funciona, você já deve ter imaginado o potencial da plataforma para agilizar o desenvolvimento de aplicações.

O Docker reduz consideravelmente o tempo de configuração de sistemas e novos ambientes para rodar o software e acelera o processo de iteração, manutenção e deploy. Desde o tempo de boot até o tempo de validação, toda a cadeia produtiva de desenvolvimento e operação é muito menor do que em outros tipos de soluções.

Tudo o que você precisa saber sobre cloud computing

Isso sem contar com a diminuição do retrabalho: uma alteração de código que funcione em um sistema não vai ser incompatível com outro e você não vai perder tempo tendo que verificar cada alteração em vários ambientes.

Testes controlados

Essa universalidade de um Docker container facilita também na hora de observar alterações e novas funções na aplicação a ser desenvolvida. Como cada pacote é isolado e possui sua própria estrutura completa para rodar o software, é muito mais simples aplicar testes e validar mudanças para uma entrega mais rápida.

O que funciona em um sistema, funciona em todos — é por isso que o Docker container é tão valorizado por desenvolvedores. Quando não é preciso se preocupar com variáveis, as metodologias de análise e monitoramento podem ser mais focadas e o tempo economizado em outras etapas pode ser gasto para um polimento maior do produto final.

Segurança

O isolamento de um container também traz mais segurança para o desenvolvimento. Afinal, as aplicações são separadas completamente da infraestrutura que o suporta.

Este é um ganho em duas pontas: de um lado, o acesso ao software é mais controlado, com uma camada a mais de proteção que torna evidente qualquer comprometimento de dados, bibliotecas ou do código fonte.

De outro lado, qualquer problema interno ou externo que corrompa o software não interfere em outras versões, no sistema ou em uma máquina virtual. O problema é sempre confinado àquele container, sem qualquer comunicação com o ambiente à sua volta.

Portabilidade

Essa independência entre aplicação e ambiente é especialmente vantajosa para o desenvolvimento por permitir a portabilidade total do código. Como um container guarda em si toda a estrutura para rodar o programa, ele performa da mesma maneira em qualquer sistema ou estrutura.

Isso significa facilidade na adequação de estratégias, nos testes de implementação e na entrega. Acima de tudo, isso significa mais produtividade e menos tempo gasto com ajustes.

Inclusive, o Docker container é tão versátil e portátil que ele pode ser transferido diretamente para a nuvem, com suporte completo a serviços como a Saphir, AWS, Google e o Azure. Qualquer que seja seu ambiente de desenvolvimento, a sua aplicação vai rodar nativamente.

Padronização

E, por último, essa portabilidade é a fonte de um desenvolvimento mais padronizado e otimizado dentro das empresas. Softwares dentro de containers funcionam da mesma forma e têm a mesma cara independente do sistema em que ele está hospedado.

Mais do que isso, o Docker container é uma chance de padronizar a produção da sua equipe. Criar e envelopar ferramentas pode ser a solução para que funcionários não trabalhem mais com softwares diferentes dentro da mesma infraestrutura, uma fonte de conflitos técnicos e processos inchados.

Você busca otimização? Então, imagine o quanto a produtividade da sua empresa poderia melhorar com todos esses benefícios. O Docker container não é usado no mundo todo ao acaso, a tecnologia é uma ferramenta poderosa para agilizar o desenvolvimento, economizar tempo e recursos, além de tornar suas entregas mais rápidas e com mais qualidade.

E aí, gostou da dica? Quer receber mais artigos como esse diretamente no seu email? Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades no mundo da TI e do desenvolvimento!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top