Você conhece (realmente) a importância do backup para sua empresa?

Você conhece (realmente) a importância do backup para sua empresa?

Além do capital humano, o que há de mais importante e valioso na sua empresa? As informações! É isso mesmo. Dados de clientes, processos, projetos e de resultados alcançados são fundamentais para auxiliar em tomadas de decisões e contribuir com uma gestão eficiente.

Por isso, cada vez mais, as organizações têm atribuído um valor ainda maior a sua base de dados. Medidas de armazenamento seguro e prevenção contra possíveis danos e ataques hackers são tomadas constantemente, a fim de evitar imprevistos e prejuízos.

A mais comum (e a mais eficiente) é o backup: cópia de segurança de dados. Ele permite que o usuário se proteja de uma possível perda de informações originais, duplicando os arquivos.

Os riscos

Vários fatores precisam ser considerados quando o assunto é o armazenamento de dados. O principal deles é justamente o local onde são arquivados. Hardwares, por exemplo, podem parecer uma boa opção, no entanto, são suscetíveis a diversos problemas.

Incidentes como problemas no servidor, quedas de energias, roubo e incêndio podem comprometer facilmente as informações da sua empresa. Nesses casos, até mesmo os backups ficam ameaçados, caso estejam armazenados no mesmo local dos arquivos originais.

Por esse motivo, contar com um sistema de backup em local diferente de onde estão armazenadas as demais informações é fundamental.

Cloud Computing

O Cloud Computing ou Computação é Nuvem é a melhor opção para fugir dos problemas citados no item acima. Nesse tipo de serviço, os dados e arquivos da sua empresa são armazenados por meio internet, podendo ser acessados a qualquer hora, de qualquer lugar do mundo com conexão.

As dúvidas em torno dessa solução ainda são muitas, sendo a principal delas a vulnerabilidade a ataques e invasões hackers. No entanto, tudo não passa de um mito. Sistemas como esses oferecem muito mais garantia do que servidores físicos.

Isso acontece em função dos princípios de segurança criados e atualizados constantemente para as redes de armazenamento em nuvem. Além disso, itens como criptografia e Certificação Digital ajudam a aumentar ainda mais a proteção dos dados.

Frequência e controle

A frequência de backups depende das rotina de processos e operações realizadas na sua empresa. Para algumas, procedimentos realizados semanalmente são o suficiente. No entanto, para outras, são necessárias cópias diárias ou até em períodos menores, isso porque tais informações são cruciais para o negócio e precisam estar protegidas.

Além da periodicidade, testes frequentes com os backups também precisam ser realizados para garantir que, em caso de necessidade, tudo esteja disponível.

Gostou do nosso post? Então confira também: 5 dicas para proteger sua empresa de crimes virtuais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top