Big Data: o que é, como se aplica ao negócio?

Big Data - o que é, como se aplica ao negócio

Big data é a capacidade de coletar e analisar um grande volume de dados variados gerados em alta velocidade. Por isso, o termo é muito conhecido no mundo da TI pelos seus 3 Vs – velocidade, variedade e volume.

Os sistemas mais comuns não são capazes de compreender esses dados que chegam e transformá-los em informação para um negócio. Porém, tecnologias mais modernas já são responsáveis por proporcionar um volume de informações significativas para uma empresa.

O que é o Big Data?

O termo engloba a captura de dados estruturados e não-estruturados gerados em diferentes ambientes da empresa a cada segundo. Um estudo da Zeagate identificou que a perspectiva é de um crescimento de 30% na geração de dados no mundo, saindo de 33 zettabytes para 175 em 2025. Já imaginou?  

Esses dados são gerados por diferentes plataformas e dispositivos como computadores, smartphones, televisores conectados à internet, entre outros. Com o aumento da quantidade de aparelhos conectados à rede, também é crescente a geração de dados no mundo.

Logo, o maior desafio para as empresas será saber lidar com tantos dados e coletar as informações mais úteis para gerar rentabilidade e crescimento. Isso será cada vez mais importante neste mundo competitivo e dinâmico em que vivemos.

Quais são as vantagens de usar o big data no negócio?

Muitas soluções tecnológicas já são capazes de coletar, processar e fazer o cruzamento de dados para gerar informações relevantes para as empresas. Com eles, você consegue identificar maneiras de reduzir os custos, melhorar as ofertas de determinados produtos e oferecer itens mais adequados para o perfil do consumidor, por exemplo.

Portanto, você ganha competitividade no mercado e capacidade de dar respostas a estímulos de uma forma mais rápida.

Por exemplo: imagine que você utiliza um sistema de automação para acompanhar a jornada dos potenciais clientes em seu website. É possível identificar quais foram as páginas mais acessadas, o tempo de permanência e entender qual é o produto que mais atrai a atenção desse consumidor. O resultado disso? A equipe consegue traçar estratégias para apresentar preços mais atrativos para gerar vendas.

Outra situação oposta pode ocorrer e o Big Data vai ajudar na identificação desses fatores. Determinado produto começa a registrar queda nas vendas durante alguns meses. Depois, também diminui a procura pelo item nas pesquisas online, mas há o crescimento de determinado item na mesma categoria. Nessa situação, o gestor consegue identificar que está perdendo mercado e precisa mudar sua estratégia para evitar prejuízo.

O principal objetivo do Big Data, então, é proporcionar a análise de dados com inteligência para a tomada de decisões mais adequadas para o sucesso do negócio.

Você também pode gostar do artigo: Como a tecnologia amplia o ciclo de vida de uma empresa.

Empresas que já utilizam

Se você é assinante da Netflix, já deve ter recebido indicações de filmes e séries para assistir com um percentual de probabilidade de que iria gostar. Isso só é possível porque a empresa coleta os dados dos acessos dos clientes e faz análises sobre o uso na plataforma. A comparação dessas informações permite levar ao usuário uma experiência personalizada.

O Deezer e o Spotify, dois aplicativos de streaming de música, também utilizam o big data para gerar informações relevantes para os usuários e suas empresas. É por isso que você recebe indicações de músicas de estilos parecidos aos que adiciona como preferidas.

O Waze, aplicativo de navegação, coleta os dados, faz a comparação e transforma-os em informações relevantes para os usuários por meio da indicação de rotas alternativas para fugir do tráfego.

Já deu para perceber que muitas empresas estão utilizando o big data para levar valor ao cliente e gerar negócios, certo? O que acha de colocar este tema na sua lista de prioridades e tendências para o ano para também obter benefícios dessa tecnologia?

Ah, não esquece de se cadastrar na nossa newsletter. Assim, você fica por dentro de todas as novidades que temos por aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top