Projeto de Migração para Nuvem: O que deve ser considerado?

Projeto de migração para a nuvem: O que deve ser considerado?

Muitas empresas já entendem a importância de investir em cloud computing. Todavia, não se lembram de fazer um projeto de migração para nuvem para permitir o funcionamento correto da solução.

A etapa da migração para nuvem exige um planejamento e acompanhamento técnico qualificado, pois disso depende a segurança e confiabilidade dos dados. Um erro no processo pode acarretar em perdas de informações importantes para o negócio e vulnerabilidades no ambiente.

Este post tem como objetivo fornecer os principais passos que você deve dar para assegurar uma migração para cloud bem-sucedida. Aproveite as dicas e eleve o patamar produtivo do seu negócio!

Etapas imprescindíveis no projeto de migração para nuvem

Se você está em busca de uma solução cloud para o negócio e não sabe como o processo funciona, está no lugar certo! A seguir, apresentamos as principais etapas do projeto de migração para nuvem que não podem faltar na sua estratégia. Vamos conhecê-las?

Envolva a participação da equipe na migração para nuvem

O projeto de migração para nuvem demanda bastante estudo e participação do cliente. Por isso, é fundamental que todos os profissionais da área de TI se envolvam no planejamento e execução.

Também é essencial que haja um relacionamento próximo e de confiança entre o fornecedor e o contratante, pois o sucesso da migração depende da troca de informações e conhecimento entre as equipes.

Faça um estudo das necessidades

Converse com o Cloud Broker e identifique qual será a infraestrutura necessária para o setor de TI da empresa, quais dados serão utilizados na nuvem e como serão os processos. Você pode avaliar as seguintes questões para iniciar o planejamento da migração para cloud:

  • Como é a infraestrutura utilizada hoje?
  • Quais são as principais deficiências atualmente?
  • Como garantir que a infraestrutura de TI acompanhe o crescimento da empresa?
  • O que preciso para ter mais segurança para os dados?
  • Quanto posso pagar por uma infraestrutura de qualidade?

Isso vai ajudar o fornecedor a entender qual é a estrutura que você tem hoje e quais são as dificuldades enfrentadas pela equipe. Assim, ficará mais fácil de planejar uma arquitetura de projeto cloud adequada para a empresa. Além disso, também é necessário ter uma visão clara da situação atual da arquitetura corporativa da empresa.

Com base nessas informações, será possível entender de maneira mais ampla o projeto a ser desenvolvido, quais os recursos necessários e, por fim, a escolha da tecnologia a ser utilizada.

Escolha a nuvem

A solução de cloud computing pode apresentar diferentes características, conforme a necessidade e orçamento da empresa. Veja um resumo de quais são elas:

  • Cloud privada – ambiente exclusivo para o negócio e, por isso, o modelo mais caro disponível porque dá maior poder de customização da infraestrutura;
  • Cloud pública – esse é um modelo da solução em que você compartilha o hardware e os dispositivos de rede com outras empresas. É claro, tudo é feito de forma a proporcionar segurança para todos os contratantes. A vantagem da nuvem pública é o compartilhamento dos custos com outras organizações;
  • Cloud híbrida – ela reúne algumas características dos dois modelos de nuvem, deixando alguns dados em uma área reservada e outros em ambiente compartilhado.

Quer saber com mais detalhes sobre essas opções? Clique aqui e veja o post sobre o assunto.

Se for preciso, converse com o fornecedor e solicite sua opinião sobre qual é o melhor tipo de infraestrutura para o seu negócio.

Opte por uma solução completa

Utilizar diferentes soluções pode acarretar em problemas no processo. E isso gera altos riscos para o negócio, além de custos maiores para a empresa. Por isso, o mais indicado é fazer um projeto de migração para nuvem direcionado para o seu negócio, escolhendo um único fornecedor para o serviço. Ele poderá criar uma estrutura ampla e completa direcionada para as particularidades da sua empresa.

Trabalhe em parceria com a equipe de gerenciamento

Seria uma utopia pensar que sua empresa não enfrentará contratempos ou problemas durante a implementação do serviço cloud. Por isso, faz toda a diferença contar com uma parceria sólida com a sua equipe de TI e ter uma equipe técnica especializada para responder aos seus questionamentos.
Portanto, preste atenção ao trabalho oferecido já nas primeiras conversas com o fornecedor.

Verifique se ele tem conhecimento sobre o assunto, disponibilidade para esclarecer dúvidas e experiência no mercado. Um suporte qualificado é, na maioria das vezes, o maior diferencial que você pode buscar em um serviço de computação em nuvem, pois é isso que contribuirá para a diminuição dos riscos e redução no tempo de resposta a um problema.

Ah, uma dica extra para este assunto: verifique as opiniões dos clientes atendidos pela empresa, acompanhe os diferentes canais de comunicação (redes sociais e site) e também analise as informações do contrato SLA.

Cronograma do projeto de migração para nuvem

Depois de escolher um Cloud Broker de confiança, acompanhe o andamento do projeto e solicite prazos para cada etapa do trabalho. Dependendo da quantidade de dados e da infraestrutura utilizada, o processo de migração pode levar mais ou menos tempo.

Conhecendo a Saphir

Somos uma empresa com mais de 6 anos de atuação no mercado e atendemos organizações de diferentes regiões do país. Nossos clientes geralmente nos indicam pelo serviço de atendimento que realizamos, pois temos clareza sobre as urgências de cada cliente e damos suporte de acordo com as especificações do nosso contrato SLA.

Também temos parceria com os melhores serviços de Cloud Computing do mundo, como Amazon AWS e IBM. Os profissionais estão sempre se atualizando sobre as tendências do mercado e participam de cursos para aperfeiçoar ainda mais o atendimento e o serviço oferecido.

Esse trabalho é reconhecido pelos nossos clientes. Edison Brito, da Top System, já deu um depoimento aqui no nosso blog “na Saphir a gente fala com quem de fato entende do assunto. ”

Assim como Brito, temos outros clientes que já reconheceram o nosso serviço e deixaram depoimentos em nosso site. E aí, está pronto para iniciar o seu projeto de migração para nuvem? Fale com a gente pelo chat ou por telefone (48 3181-0308 | 11 4118-2910).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top