Muitas das coisas que compramos ou utilizamos em nosso dia a dia costumam ter um prazo de validade, isso também server para o Certificado Digital. A regra envolve desde produtos alimentícios até documentos pessoais, como a Carteira Nacional de Habilitação, por exemplo. Isso ajuda a estabelecer uma relação de segurança entre o consumidor e o responsável pelo produto.
Essa lógica acontece com os Certificados Digitais. O documento eletrônico, emitido para garantir que o processamento de dados e a troca de informações via web aconteça de maneira segura também possui um período de validade. Dessa forma, um documento só poderá ser assinado enquanto o certificado estiver válido.
A validade de cada certificado varia de acordo com o tipo de documento e é determinada a partir da solicitação junto à Autoridade Certificadora. De maneira geral, os certificados costumam ter prazo de validade entre 1 e 3 anos, podendo variar até 2 anos quando forem Extended Validation.
Meu certificado venceu! E agora?
O ideal é que o usuário solicite a renovação do certificado para a Autoridade Certificadora antes da expiração da validade. Na requisição é possível manter todos os dados do certificado bem como o par de chaves, se ela não estiver comprometida.
Além de garantir mais solidez na relação de confiança entre usuário e AC, a renovação do certificado também permite que o documento seja atualizado com tecnologias mais avançadas ou que os dados sejam alterados em casos de necessidade.
Caso você deixe seu certificado expirar, os usuários (clientes), no momento de acessar o seu site, receberão uma mensagem de aviso de certificado inválido. Isso poderá acarretar bastante transtorno para a sua empresa, podendo gerar, até mesmo, prejuízos financeiros diretos.
Quero cancelar meu certificado! Como faço?
O prazo de validade existe, mas o titular está livre para cancelar o documento antes do período definido para expirar. Fatores como alteração de dados, comprometimento da chave privada ou qualquer outro motivo podem levar o usuário a solicitar o cancelamento.
Para solicitar a revogação, o usuário deve encaminhar o pedido à AC que emitiu o certificado. A solicitação será analisada e depois de aceita o número de série do certificado é incluso na Lista de Certificados Revogados (LCr) para, então, ser publicado e devidamente cancelado.
Tem outras dúvidas sobre o assunto? Então, leia nosso post “O que é Certificação Digital e por que preciso me preocupar com isso?“.