Estrela há algum tempo e anônimo até recentemente, o e-mail já passou por períodos de glória e de esquecimento. Primeiro canal de contato online de muitas pessoas e empresas, o e-mail tem ganhado novamente a atenção.
Além das redes sociais e dos mensageiros instantâneos, o e-mail vem se estabelecendo como uma valiosa fonte de relacionamento com clientes e parceiros de negócios. No entanto, é preciso estar atento a alguns cuidados para que você não enfrente problemas ao utilizar o serviço.
1. Linguagem
Por ter um tom mais informal, o e-mail precisa ser um contato mais pessoal; no entanto, é essencial não ultrapassar a barreira do bom senso. Firmar uma relação de proximidade é algo que exige tempo, mas adaptar a linguagem é essencial também.
2. Visual
Outro item importante quando o assunto é a fidelização de clientes através do e-mail é o visual. De nada adiantar possuir um bom texto, se ele for simplesmente “jogado” na mensagem.
Pensar em um bom layout é essencial para que seu público goste do material e volte a abrir os e-mails encaminhados por você. Afinal, a fidelização não acontece já através do primeiro contato.
3. Frequência
Já deu pra perceber no tópico anterior que, para que a fidelização através do e-mail aconteça são necessárias várias mensagens. Isso não significa encher a caixa de entrada do seu público-alvo com materiais que mais parecem spams, mas estabelecer uma frequência de envio.
Você deve trilhar um caminho e estabelecer uma relação de proximidade e confiança com seus clientes a partir dos e-mail enviados. Para o envio de newsletters, por exemplo, a recomendação é uma por semana. Já e-mails mais comerciais pedem um prazo um pouco maior.
4. Disponibilidade do servidor
Para que você possa seguir todas as dicas repassadas aqui, outro item precisa ser considerado: a disponibilidade do seu servidor. Contar com um serviço de hospedagem prático e de qualidade é essencial.
Fique longe de sistemas que caem toda hora ou apresentam erros constantes. Lembre-se de que esse é um importante canal de contato com seus clientes e, portanto, precisa estar ativo!
Quer saber mais sobre e-mails? Então, acessa o post SMTP: o que é e como funciona.