Posso confiar em um Certificado Digital?

Posso confiar em um Certificado SSL

Compartilhe

Em tempos de evolução tecnológica e ataques hackers, obter um Certificado Digital para o site da sua empresa é cada vez mais necessário. Ela é a responsável por garantir que os internautas estejam realmente seguros em determinados endereços, através de autorizações e assinaturas criptografadas.

Por isso, o número de entidades utilizando esse serviço cresce cada vez mais. Um bom exemplo é o serviço bancário realizado de forma online. Para disponibilizar o acesso e as informações aos usuários de maneira segura, os bancos possuem certificados digitais.

São eles que garantem autenticidade perante os clientes, assegurando que a navegação ocorre realmente com o servidor do banco. Em alguns casos, o próprio cliente também podem utilizar a sua certificação para identificar-se perante ao banco.

Mas, posso realmente confiar em um Certificado Digital?

Relações de confiança são necessárias nas mais diversas situações. Se você realiza uma compra a prazo, por exemplo, precisar entregar ou informar dados de seus documentos pessoais, como número do CPF ou RG. A pessoa que os recebe, confia nessas informações, pois elas foram emitidas por órgãos considerados seguros.

Assim também acontece com os Certificados Digitais. Eles são emitidos por Autoridades Certificadoras (AC) e precisam conter, obrigatoriamente, a identificação e a assinatura dessa entidade. Isso permite verificar a autenticidade e a integridade do certificado.

Além disso, da mesma forma como a relação estabelecida entre lojista e consumidor é baseada na confiança, a escolha de um AC também precisa levar em consideração esse quesito. A empresa precisa escolher uma companhia confiável para emitir seu Certificado Digital.

Para realizar a tarefa, as ACs devem cumprir deveres e obrigações, entre eles, a verificação da identidade da empresa ou pessoa antes de emitir o certificado. Isso garante que o documento contenha informações confiáveis que permitam consultar a autenticidade do seu titular.

Como escolher uma empresa de confiança para obter meu certificado?

Para não correr o risco de ser enganado, você deve escolher por empresas parceiras de autoridades certificadoras mundiais, pois elas estão aptas a oferecer os selos certificadores de forma autêntica, em qualquer parte do mundo e nos mais variados dispositivos.

Dessa forma, você estará garantindo o cumprimento de critérios estabelecidos em prol da segurança das informações e oferecendo um serviço de qualidade para seu público.

Tem outras dúvidas sobre Certificado Digital? Então, compartilhe com a gente nos comentários!

Junte-se a nossa lista

Veja mais