Minha empresa precisa de backup?

Minha empresa precisa de backup

Sua empresa já sofreu algum tipo de ataque cibernético? Se a resposta é sim, provavelmente você já iniciou algum método para criar cópias de segurança dos arquivos. O backup é essencial para uma organização que dá valor aos dados de clientes, fornecedores e parceiros.

Sem ele, o negócio fica suscetível a diversas ameaças do mundo corporativo como: sequestro de informações, problemas técnicos, situações climáticas, entre tantas outras. Quer saber se sua empresa precisa de backup? Acompanhe o texto e esclareça todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é backup e para que serve?

O backup é uma metodologia que consiste na criação de cópias de segurança para armazenar informações importantes de uma organização.

O processo pode ser realizado de diversas maneiras, pois há diferentes tipos de backup disponíveis. Eles podem copiar todos os arquivos ou apenas os que foram modificados recentemente.

A cópia de segurança pode ser muito útil nos casos em que a companhia sofre um sequestro das informações ou passa por uma enchente, por exemplo. Assim, basta recuperar os dados atualizados em outras máquinas disponíveis para que a equipe continue o trabalho.

Como fazer um backup na minha empresa?

Algumas organizações utilizam um data center interno para realizar os backups e o armazenamento dos dados. Essa prática demanda a contratação de profissionais de TI para criar uma rotina de atualização e monitoramento das informações. Também é necessário investir em equipamentos sofisticados e atualizá-los com o passar dos anos.

Outra opção é recorrer para o backup em nuvem. O serviço deve ser realizado por uma empresa especializada no assunto, que se torna responsável por criar uma política de atualização e monitoramento dos dados. Ela também poderá auxiliar o negócio nos momentos nas situações em que se torna necessário realizar a recuperação das informações.

Para você compreender de maneira simples como funciona um backup em nuvem, basta testar o uso do Google Drive. Essa é uma ferramenta gratuita disponível para todos os usuários do serviço, contudo, tem um espaço limitado para o armazenamento de informações. Sendo assim, a plataforma é mais indicada para pessoas físicas que querem ter um documento pessoal salvo na nuvem.

Para as corporações, é recomendável contratar um serviço especializado. Muitas empresas oferecem plataformas robustas de backup, com escalabilidade e flexibilidade.

Assim, é possível ampliar ou reduzir a infraestrutura sempre que o gestor tiver necessidade. Além do mais, é fundamental avaliar os critérios de segurança utilizados pelo parceiro.

Quais organizações precisam de uma solução de backup?

De modo geral, pode-se dizer que empresas de pequeno, médio e grande porte precisam ter cópias atualizadas dos arquivos. Afinal, essa é a melhor maneira de garantir a segurança dos dados.

Isso se torna ainda mais importante em alguns serviços específicos em que as perdas de documentos podem acarretar em problemas financeiros, judiciais e até mesmo em um possível fechamento da empresa. Veja alguns exemplos:

Escritórios de contabilidade

São responsáveis por armazenar documentos fiscais dos clientes e podem passar por vistoria da fiscalização a qualquer momento. Por isso, todos os arquivos devem ser guardados com cuidado por pelo menos 5 anos. A cópia de segurança, então, é a maneira mais eficaz de evitar qualquer problema e constrangimento para o negócio.

Cartórios

Antigamente, os documentos ficavam registrados em livros de arquivos. Com a tecnologia muitos materiais começaram a ser armazenados em computadores.

Imagine, então, o problema que pode ocorrer se um cidadão precisar buscar uma certidão de nascimento ou casamento atualizada e o cartório não encontrar o arquivo? Falta até uma justificativa cabível para isso, não é mesmo?

Até porque esses documentos são essenciais para muitas atividades do cotidiano como: abertura de conta, aquisição de um imóvel e contrato de aluguel. Logo, não é possível correr o risco de sofrer uma enchente ou do local pegar fogo e todos os arquivos se perderem.

Basta lembrar da gravidade do incêndio do Museu Nacional para ficar ainda mais preocupado sobre o tema, certo? Portanto, a melhor maneira de prevenir esse tipo de situação é por meio do backup.

Escritórios de advocacia

Já imaginou se um cliente chega para fazer uma consulta sobre um processo com seu advogado e ele responde: “não consigo ajudar você porque perdi todos os meus arquivos.” Seria terrível, correto?

Por isso, os escritórios de advocacia também são exemplos de empresas que precisam se preocupar com a realização constante de cópias de segurança dos documentos.

Agências de publicidade

As agências de publicidade têm muitos materiais de clientes para arquivar. Eles são documentos que podem ser solicitados em situações legais, principalmente quando as empresas têm contratos com órgãos públicos.

Normalmente, os arquivos são “pesados” e ocupam muito espaço em HDs externos ou servidores físicos.  Nesses casos, o backup em nuvem torna-se uma excelente opção para o negócio, uma vez que ele conta com um espaço ilimitado para o armazenamento.

Hospitais e clínicas de saúde

Esses locais precisam arquivar documentos de inúmeros pacientes a fim de manter um histórico de doenças, saber todos os tratamentos que já foram feitos, assim como os efeitos colaterais sofridos pela pessoa.

Portanto, não se pode arriscar em perder esses documentos por uma invasão de vírus, enchente ou qualquer situação inesperada. Sendo assim, o backup também é uma maneira de preservar essas informações e dar segurança para clínicas e hospitais.

Órgãos públicos

Essas organizações são cada vez mais cobradas em relação à transparência de licitações, compras de materiais, contratações de profissionais, entre outros aspectos. Por esse motivo, os documentos precisam ser registrados e arquivados com segurança no banco de dados. E a melhor maneira de garantir isso é por meio de backups frequentes.

Pronto! Agora você já sabe identificar se sua empresa precisa de backup. Procure entender melhor sofre as diferentes formas de realizar cópias de segurança antes de escolher a melhor opção para o negócio.

Quer saber mais sobre o funcionamento do backup em nuvem? Confira o e-book que preparamos sobre o assunto!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top