O uso crescente da tecnologia da informação (TI) é irreversível. Boa parte do investimento em TI é destinado às tendências tecnológicas. Conheça algumas das tendências em TI que devem crescer nos próximos anos:
1. Computação em nuvem
A computação em nuvem (ou cloud computing) deve se tornar ainda mais presente – tanto em empresas quanto no ambiente doméstico. Produzimos volumes cada vez maiores de conteúdo e os dispositivos de armazenamento não têm acompanhado essa evolução no mesmo passo. Guardá-los na nuvem, portanto, é quase uma obrigação.
2. Colaboratividade
Colaborar simultaneamente com pessoas em diferentes partes do mundo para executar um mesmo trabalho é uma tendência em franco crescimento. Neste sentido, é necessário ferramentas que propiciem as funcionalidades necessárias para um ambiente colaborativo.
3. Big data
Com a computação em nuvem, o poder tecnológico das empresas aumenta e o manuseio de big data fica mais simples. Milhões de dados internos coletados nos diversos canais de uma empresa (redes sociais, aplicativos e outros) podem ser utilizados na tomada de decisões. Quem já usa esses dados é a Amazon, para fazer recomendações aos consumidores.
4. Internet das coisas
O apoio da cloud computing ajudará a transformar a internet das coisas. E, com ela, tudo vai ficar mais inteligente: teremos eletrônicos, prédios e até cidades conectados entre si.
5. Geolocalização
E que tal chegar a uma loja e ser reconhecido pelos sistemas (seus dados pessoais e suas preferências)? Ou receber um desconto ou uma recomendação diretamente no celular? A geolocalização permite tornar o conteúdo mais relevante para o consumidor.
6. Domínio dos smartphones
Em 2015, 53% do tráfego na internet vinha de computadores e 8%, de smartphones. Um relatório da Cisco aponta para uma mudança significativa até 2020: 29% do tráfego virá de computadores, enquanto 30% será de smartphones.
7. Realidades virtual e aumentada
Em 2016, Sony, Oculus, HTC, Microsoft e Samsung apresentaram seus dispositivos de realidade virtual para consumidores. O futuro dessa tecnologia está, além dos games e dos programas de TV, nos estudos científicos, na educação e até no turismo virtual.
A realidade aumentada também aparece como dominante nesse cenário. Suas capacidades irão se unir à malha digital para formar um sistema de aparelhos que vão oferecer serviços altamente personalizados e relevantes.
Quando integradas à internet das coisas móvel e a ambientes ricos em sensores, permitirão que os sistemas imersivos deixem de ser experiências isoladas e únicas.
8. Drones e carros autônomos
Eles já estão por aí e novas aplicações e utilidades têm sido desenvolvidas frequentemente para eles. Nos próximos anos, porém, devem se popularizar de verdade.
9. Wearables
Apple, Google, Samsung, Microsoft e Sony já trabalham no desenvolvimento de tecnologias vestíveis há algum tempo. Os mais comuns atualmente são os smartwatches, mas óculos, anéis e pulseiras inteligentes devem chegar em breve. E não para por aí: em alguns anos, as roupas inteligentes serão uma extensão do nosso corpo.
10. Robôs sociais
Um amiguinho que faz companhia e ajuda nas tarefas domésticas? Em breve, os robôs sociais farão parte do nosso dia a dia. Eles são uma extensão do smartphone e de outros aparelhos da casa, com os quais se conectam.
E aí, o que achou das tendências em TI que vão invadir nossas vidas em breve? Deixe seu comentário abaixo e conte pra gente o que você acha e se já teve algum tipo de experiência com essas tecnologias.