Como melhorar a satisfação dos funcionários?

Como melhorar a satisfação dos funcionários

Você já se pegou se perguntando como melhorar a satisfação dos funcionários e como melhorar o desempenho da equipe com isso? A rotatividade de pessoal no mercado de TI é muito alta e melhorar a satisfação dos funcionários se tornou uma das grandes missões dos gestores.

Além de reter os grandes talentos, a melhoria da satisfação dos colaboradores de uma empresa influencia diretamente na sua produtividade. Pesquisas apontam que funcionários com índices de satisfação baixos utilizam somente 8% da sua capacidade de produção. Em contrapartida, funcionários satisfeitos chegam a utilizar 60% dessa capacidade.

Neste texto, apresentaremos 5 dicas para melhorar a satisfação de seus funcionários. Continue a leitura e saiba como aumentar a produtividade da sua empresa.

Aprenda a não prometer o que não pode cumprir

Não seja um vendedor de ilusões: seja transparente desde o primeiro momento com seus funcionários. Tentar vender um ambiente que não existe é o primeiro passo para gerar uma grande insatisfação entre seus colaboradores.

Não seria frustrante se você não pudesse atingir aquele cargo que lhe foi prometido? Ou não conseguisse realizar a tarefa que lhe garantiram na hora da contratação? Você já passou por isso? Não permita que seu funcionário passe por essa situação. Prometa apenas o que você pode cumprir. A transparência é fundamental na sua relação com seus colaboradores.

Recompense seus funcionários

Pode parecer óbvio, mas grande parte das empresas não bonificam seus funcionários por tarefas bem desempenhadas ou metas atingidas. Bonificar resultados, além de aumentar sua satisfação, fará com que ele sinta-se valorizado e motivado a produzir mais.

Em resumo: a bonificação é uma atitude que melhora tanto a produtividade quanto o bem-estar coletivo. Isso gera uma expectativa positiva no colaborador, aumentando a satisfação dos funcionários da sua empresa.

Invista na capacitação do seu pessoal

Funcionários capacitados se mantém motivados e, portanto, produtivos. É uma formula simples — invista na capacitação deles sempre que surgirem oportunidades. Essa é, também, uma atitude que garante o aumento de desempenho para sua empresa, mostra a importância indivíduo para a organização.

Faça ouvidorias para garantir a satisfação dos funcionários

É essencial para melhorar o planejamento da sua empresa, entender os pontos positivos e negativos da sua equipe. Ouça o que cada um tem a dizer, entenda o que falam sobre seus colegas de trabalho e sobre o clima organizacional.

A ouvidoria o ajudará a identificar os pontos positivos da sua equipe que devem ser mantidos e os pontos negativos, que devem ser modificados para garantir que seu negócio funcione da melhor maneira e com trabalhadores felizes.

Cuide do clima organizacional

O bom relacionamento entre seus funcionários é vital para aumentar a produtividade da empresa. Invista em elementos que garantam isso: viagens, festas, comemorações etc. Junte diferentes setores da organização em eventos, possibilite a interação de seus colegas de trabalho fora do ambiente corporativo.

O bom relacionamento entre pessoas de setores diferentes garantirá o sucesso da sua organização e, consequentemente, diminuir o índice de rotatividade de pessoal.

Dica bônus: desenvolva uma atitude positiva

Seja alegre e otimista, isso fará com que seus funcionários o respeitem e manterá o bom ambiente em sua equipe. Sua atitude influenciará diretamente sobre o clima organizacional da sua empresa.

Dê bom dia, procure se preocupar e brincar com acontecimentos cotidianos da vida de seus funcionários, mas, claro, respeite limites e entenda que você está lidando com emoções, culturas e opiniões de cada indivíduo.

E você, tem mais alguma dica sobre como melhorar a satisfação dos seus funcionários? Compartilhe suas ideias e deixe seu comentário aqui no post!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top