Se você já conhece os benefícios da cloud computing, deve estar cogitando a possibilidade de fazer a migração do ERP para a nuvem. Nesse momento, o indicado é realizar pesquisas de mercado para conhecer os melhores fornecedores da solução e avaliar a infraestrutura oferecida por cada um.
Neste artigo, preparamos uma lista com as principais características que devem ser verificadas. Acompanhe!
Principais fatores que devem ser observados
Uma pesquisa minuciosa sobre os prestadores de serviço em cloud vai ajudá-lo a escolher a melhor opção para o negócio. Veja:
Infraestrutura de alta performance
O processo de migração do ERP para a nuvem exige que a empresa escolha uma infraestrutura de alta performance. Portanto, o ideal é optar por servidores bare metal ou virtuais flexíveis. Eles proporcionam escalabilidade para a organização ampliar o espaço utilizado sempre que precisar.
Também é importante dar atenção à conexão de internet usada pela empresa, pois uma rede com falhas prejudica o acesso dos usuários às informações. Sendo assim, não basta apenas contratar uma solução em cloud. É necessário investir em uma banda larga eficiente.
Confiabilidade do serviço em cloud
É essencial buscar por um serviço que tenha as principais certificações do mercado e que seja associado da AbraHosting. A instituição apresenta os maiores fornecedores de soluções em cloud do Brasil.
Também é importante verificar o nível de segurança do fornecedor da solução em cloud. Uma infraestrutura certificada e que utiliza sistemas de criptografia dá mais privacidade aos dados, diminuindo os riscos de ataques cibernéticos.
Suporte técnico
Quanto custa a sua empresa ficar parada por um dia? Em alguns casos, o valor pode chegar a milhões. Manter o sistema funcionando “a todo vapor” é essencial para garantir a prestação de serviços e o rendimento do negócio.
Caso ocorra alguma falha, a quem poderá recorrer para solucionar o problema em um curto espaço de tempo? O suporte técnico que foi contratado! Por isso, é primordial avaliar a qualidade do serviço disponibilizado pela empresa que fará a migração do ERP para a nuvem.
Muitos prestadores de serviços de tecnologia utilizam o contrato SLA (Service Level Agreement) para estabelecer os diferentes níveis de trabalho realizados. O documento determina a velocidade do atendimento dependendo da situação (urgência, emergência ou normal). Ele ainda define as diretrizes de segurança e as métricas de resultados.
Esse acordo protege tanto a contratante como a contratada, pois deixa claro o que o cliente pode exigir da empresa terceirizada. Portanto, faça uma análise minuciosa do documento antes de escolher uma organização para migrar o sistema para a nuvem.
Localização do fornecedor
Uma empresa instalada no Brasil oferece mais segurança para a companhia, uma vez que você consegue identificar o seu CNPJ e a credibilidade no mercado. Outra vantagem é a cobrança em moeda local. Isso evita grandes oscilações no valor contratado e o pagamento de mais tributos.
Migração do ERP para a nuvem com a Saphir
A Saphir tem uma equipe técnica especializada em serviços de migração da infraestrutura para a cloud. O contrato através de sua SLA é claro e prevê os tempos de atendimento em chamados. A execução do serviço é realizada conforme a gravidade da situação, considerando como a atividade da empresa é impactada.
Essa política clara leva mais transparência ao processo e tranquilidade para os gestores. As companhias que utilizam o serviço da Saphir percebem a diferença na qualidade do atendimento e conhecimento técnico para solucionar os problemas.
A Saphir ainda permite a contratação do serviço por mês, sem a necessidade de um compromisso em longo prazo. Isso dá mais flexibilidade para o gestor realizar mudanças sempre que for necessário.
Enfim, a migração do ERP para a nuvem deve ser planejada e executada por profissionais com experiência e credibilidade. Se você está pronto para obter os benefícios da cloud, entre em contato com nossa equipe e conheça os nossos diferenciais!