A revolução da 5G chegou

A revolução do 5G

Compartilhe

Tempo de leitura: 6 minutos

Estamos vivendo a quinta geração das redes móveis. O 5G chegou para ficar e deixar os bilhões de aparelhos mundo afora ainda mais conectados ao mundo virtual com sua banda larga sem fio. E você está navegando nesta nova onda? Venha conferir o que ela está prometendo.

Muito mais rápida

Com maior largura de banda, a 5G promete conexões mais estáveis e maior velocidade para realizar downloads e troca de informações online. Com isso, reduzindo o tempo de resposta entre diferentes aparelhos conectados.

E por esta razão, a 5G está um passo a frente da 4G, e já pode ser considerada sinônimo de rapidez. Como as tecnologias anteriores, as redes 5G também funcionam através de ondas de rádio. Contudo, a cobertura oferecida pela quinta geração é muito maior.

E sabe porquê? Ao operar em faixas de frequência mais altas, a 5G permite um aumento de 33 Mbps (megabits por segundo) para até 10 Gbps (gigabits por segundo). Ou seja, 50 a 100 vezes mais rápida. Proporcionando uma cobertura maior, mais estável e eficaz. A baixa latência também é um grande diferencial da 5G. Enquanto no 4G é de 50 milisegundos, a quinta geração pode chegar a menos de 1 milisegundo.

Para fazer tudo isso funcionar, a tecnologia 5G vai precisar de muitas antenas para transmissão deste novo sinal, cerca de 5 a 10 vezes mais do que as que estão em operação hoje. De acordo com Conexis Brasil Digital, vamos precisar entre 500 mil a 1 milhão de novos aparelhos transmissores. O ponto positivo é que as antenas são pequenas (diferentes das redes tradicionais) e podem ser instaladas em diferentes lugares, desde fachadas dos prédios e até mesmo acopladas nas antigas.

Conexão responsável

É importante ressaltar que a 5G também chegou com foco no comprometimento e na responsabilidade. Já em 2014, a GSMA, a associação que representa a indústria mundial de comunicações móveis, apontou critérios importantes para a implementação do 5G. Entre eles estão: o compromisso em consumir 90% menos energia que as bandas largas atuais; a importância de ter uma latência menor; a expansão de até 100 vezes de número de aparelhos que estarão conectados; e o aumento da capacidade de bateria dos transmissores.

Com isso, teremos uma banda larga ecológica, em expansão contínua e com uma transmissão de dados avançada, favorecendo que diversos equipamentos poderão ficar interconectados e serem operados de forma remota e segura.

A 5G já chegou para ficar?

Apesar de o plano ser futuramente a 5G substituir até mesmo as conexões de wi-fi que temos em casa, a sua chegada não vai encerrar com o 4G. Pelo menos, não por enquanto. A grande maioria dos aparelhos que se conectam a internet não estão preparados para a tecnologia 5G, por isso, a 4G e anteriores continuam na ativa por tempo indeterminado. Assim como, a 5G também não substituirá a internet fixa, mas servirá como um complemento.

Diferente da velocidade própria 5G, o cronograma de ativação desta nova tecnologia anda a passos lentos. Em 2022 será implementada apenas nas capitais do país. Nos próximos anos em cidades de até 300 e 500 mil habitantes e somente em 2028, para cidades de até 30 mil. O plano de expandir aos poucos têm como principais fatores o custo da instalação e aquisição de novas antenas.

Está em alguma das nossas capitais? Quer testar a rapidez da 5G? Confiram aqui quais aparelhos celulares comportam a nova banda larga.

Análise GRÁTIS da sua cloud

Padrões da rede 5G

Existem dois padrões da rede 5G, a standalone e a non-standalone. A primeira, SA, em tradução livre autossuficiente, é a versão “pura”, ou seja, usa frequência e núcleos dedicados ao 5G, sem nenhum tipo de compartilhamento. Já a Non-standalone (NSA) – uma aplicação que não é autossuficiente – usa antenas menores, próprias do 5G, mas usa também servidores 4G.

A maior diferença entre as duas opções é a velocidade. Enquanto a rede “pura”, SA, chega a apresentar uma velocidade de 300 megabit por segundo (Mbps), a NSA oferce um padrão de velocidade em torno de 10% maior a tecnologia 4G, de 40 Mbps e 60 Mbps.

Vantagens que chegam com a 5G

Maior conexão, rapidez e menor latência. O que essas características trazem de vantagem para o futuro da internet móvel? A 5G abre um leque de novas possibilidades para a Internet das Coisas e a Indústria 4.0.

Tudo estará conectado

Já imaginou poder realizar o download de um filme na Netflix em questão de milisegundos? Então, é isso que a 5G vai proporcionar para o seus usuários. E muito mais que ver uma série ou acompanhar o seu time do coração em uma transmissão ao vivo, essa velocidade toda vai melhorar a aplicabilidade de diferentes tecnologias.

Com isso, já é possível vislumbrar um futuro no qual o mundo físico e o digital ficarão ainda mais interligados. Cidades e casas inteligentes já são exemplos dessa novidade. Assim como, funcionalidades no campo da medicina, como a maior uso da telemedicina para consultas e também para a realização de procedimentos cirúrgicos. Além da aplicação na logística inteligente, com carros e drones teleguiados que poderão realizar serviços de segurança e entrega.

Outro setor que terá um grande impacto com a chegada da 5G é a educação. As disciplinas poderão ser ainda mais visuais e realistas utilizado realidade virtual e aumentada (já imaginou pode conhecer a Roma antiga ou visitar os biomas brasileiros sem precisar sair sala?). E também, aulas muito mais práticas ao poder proporcionar aos alunos experiências com hologramas.

O agronegócio também se beneficiará da 5G. A nova conexão vai proporcionar o uso de tecnologias que vão proporcionar uma melhor análise do solo e do tempo, trazendo mais assertividade no momento do plantio e da colheita. Seguindo este mesmo princípio – de automatizar e conectar as diferentes atividades diárias – os mais diversos setores da economia vão poder usufruir do avanço tecnológico que chega com a 5G.

Consumo de energia

As conexões 5G consomem menos energia que as tecnologias anteriores. Isso acontece pois executa de forma mais rápida os componentes necessários para gerar a conexão, entre eles processadores, placas gráficas e modems de internet. Assim, acaba ficando mais tempo em estado de baixa potência, consumindo menos energia das baterias dos dispositivos móveis, como smarthphones e tablets.

Cobertura

Apesar de ainda ter um alto custo de instalação, a antenas da 5G são pequenas e facilitam a implementação em lugares mais remotos do país, como em áreas rurais, gerando, como o esperado, uma maior alcance da conectividade.

A 5G é o futuro da internet assim como de toda as suas aplicabilidades. Quem mais ficou ansioso para começar a usufruir desta novidade?

Solicite orçamento - Cloud Saphir

Saphir: inovação, conhecimento e paixão por tecnologia!

Atuamos desde 2013 no mercado de tecnologia e temos em nosso DNA o know-how necessário para implementar as soluções que o seu negócio esta precisando.

Durante este tempo, fortalecemos as conexões com clientes e parceiros que veem na Saphir uma empresa confiável e com expertise no mundo cloud.

Nossas soluções que permitem que sua empresa se mantenha atualizada tecnologicamente, com mais recursos para criar e inovar, objetivando produtividade e otimização de processos.

Assine a nossa newsletter e receba ainda mais conteúdos do universo cloud