5 estratégias para diminuir os custos de TI

5 estratégias para diminuir os custos de TI

Compartilhe

Um dos grandes desafios para o setor de TI de qualquer empresa é manter sua operação otimizada gastando o mínimo possível. Para isto, um analista precisa ter uma visão geral de seus sistemas e saber onde é possível fazer mais com menos.

Mas como reduzir os custos de TI de forma eficiente? Nós te mostramos 5 dicas essenciais:

1. Faça uma avaliação de seus sistemas

Nenhuma mudança no setor de TI, por menor que seja, terá a eficiência que você busca se não houver antes um planejamento adequado. Para isto, você precisa de dados.

Faça uma avaliação completa de todos os seus sistemas para ter uma visão geral de onde estão os problemas e as oportunidades.

Onde estão seus gargalos? Quais sistemas podem ser otimizados? Em que processos há um acúmulo de trabalho e onde seu potencial operacional está sendo desperdiçado?

Perguntas como esta irão oferecer informações preciosas para diminuir os gastos da empresa.

2. Preste atenção no que os seus colaboradores têm a dizer

Outra atitude simples que pode te ajudar em muito a cortar custos de TI é ouvir o que os funcionários do setor têm a dizer. Marque uma reunião, prepare tópicos que você julga importante discutir e ouça a opinião deles.

Entenda os problemas que estão enfrentando e peça que eles também indiquem soluções. Por conviverem diariamente com os sistemas da empresa, eles com certeza terão ideias para ajudar a diminuir gastos.

3. Invista em automatização de processos

Geralmente, o setor de TI cresce junto com a operação da empresa, muitas vezes sem um planejamento adequado enquanto processos se tornam maiores e mais complexos.

Por isso, você com certeza encontra uma infinidade de processos dentro de uma empresa que são pouco eficientes, fontes de retrabalhos e suscetíveis a falhas humanas.

Inclua no planejamento de TI a automatização de processos. Desta forma você garante que sistemas funcionarão de forma eficiente, aumenta a produtividade e consegue melhores diagnósticos de operação e de falhas.

4. Reavalie o uso de servidores

Também pela falta de um planejamento mais ajustado à empresa, ela acaba gastando mais do que devia com servidores. Uma forma rápida de cortar gastos é reavaliar e readequar a forma como eles são usados.

Talvez o investimento em servidores mais potentes, por exemplo, seja um gasto que se pague em pouco tempo, ao concentrar processos e aumentar a eficiência da operação.

5. Adote a terceirização de serviços

Por mais otimizado e eficiente que seja o setor de TI, talvez não seja necessário manter toda a sua estrutura dentro da empresa a cargo de sua equipe.

A terceirização de serviços pode desafogar seus colaboradores e cortar vários custos de operação. A empresa ganha em agilidade e flexibilidade. Além de diminuir os gastos, a produtividade pode ser aumentada consideravelmente ao remanejar funcionários para outras funções mais críticas.

Reduzir custos de TI, ao contrário de outras áreas, não significa perda de operação ou redução da produtividade. É uma questão de otimização, praticidade e eficiência.

E se você quer saber ainda mais sobre como cortar gastos e ainda ganhar em otimização de serviços, leia este artigo sobre a economia que você terá ao adotar o cloud computing.

Junte-se a nossa lista

Veja mais