Computação em nuvem: maior flexibilidade e mais economia para seu negócio

Computação em nuvem: maior flexibilidade e mais economia para seu negócio

Compartilhe

Os serviços de computação em nuvem devem crescer 17% em 2020, segundo estudos da Gartner. A pesquisa também indica que o software as a service (SaaS) vai constituir a maior fatia desse mercado, pois a cada dia cresce o número de serviços baseados em assinatura.

Contudo, há ainda quem resista à ideia de promover uma mudança quando o assunto é a tecnologia da informação e cloud computing. A evolução veloz das possibilidades tem deixado muita gente perdida.

No ambiente empresarial não é incomum encontrar empresas que ainda seguem um modelo tradicional, investindo em estrutura física de servidores e sistemas, além de manter internamente uma equipe de TI para oferecer suporte e resolver os problemas.

No entanto, essa prática onera custos bastante expressivos para a receita, comprometendo investimentos em outras áreas muito mais importantes e essenciais para o seu crescimento.

Quer saber por que algumas organizações já estão migrando para a nuvem? A seguir, explicamos mais sobre o conceito e como a cloud computing pode trazer mais flexibilidade e economia para o negócio!

Conceito de Computação em Nuvem

A computação em nuvem é a oferta de serviços e armazenamento de dados pela internet. As soluções são mais rápidas e flexíveis, permitindo ao usuário contratar somente a quantidade de recursos necessários para atender a sua demanda.

O conceito pode até parecer complexo em um primeiro momento, mas aos poucos será possível compreender que a cloud computing já está presente no seu dia a dia em diversos momentos.

Exemplos de serviços que funcionam em nuvem

Até alguns anos atrás você precisava instalar um software no computador para conseguir criar textos, utilizar planilhas de Excel, editar imagens ou gerenciar documentos da empresa. Hoje, muitas atividades são feitas diretamente na internet, sem que você precise ocupar o espaço da sua máquina física e pagar pelo licenciamento anual de sistemas.

Agências de publicidade, por exemplo, conseguem utilizar versões do Adobe Photoshop ou Illustrator pela internet, ou seja, pela nuvem. Muitos sistemas de contabilidade também já operam de forma online, o que traz facilidade para os usuários e segurança para os dados do negócio.

Outro exemplo bem comum de serviço que funciona na nuvem e que você talvez não tenha percebido é o e-mail. Você não precisa, necessariamente, instalar um programa para abrir os documentos no seu computador. Basta acessar uma página, digitar o seu nome de usuário e senha e pronto! Todas as imagens abrem para você em poucos segundos, não é mesmo?

Como funciona a cloud computing?

Antes de explicar como funciona a computação em nuvem, vamos a um exemplo simples da sua rotina. Quando você recebe um pagamento em dinheiro (papel) vai até o banco para depositar o valor, certo? No máximo em um dia você já consegue visualizar o saldo com a soma daquela quantia e sabe que aquele dinheiro estará lá guardado com segurança. Você não precisa “tocar” no dinheiro para saber que tem o valor disponível para ser utilizado a qualquer momento.

Pois é, a cloud computing funciona de forma semelhante. Você disponibiliza os dados na nuvem e sabe que eles estarão lá armazenados com segurança e disponíveis para serem acessados sempre que precisar. Caso perca os arquivos guardados em seu computador, pode acessar os documentos da cloud de qualquer lugar com acesso à internet.

A computação em nuvem é uma solução mais segura do que um data center físico. Sim, em algum lugar do mundo existem máquinas físicas conectadas entre si para armazenar todas as informações enviadas para a nuvem. A grande diferença está na capacidade de funcionamento e escalabilidade que isso proporciona.

Critérios da nuvem

O principal critério da cloud computing é ter redundância, ou seja, se algum sistema falhar há outra forma de fazer o serviço funcionar. Sendo assim, as máquinas estão conectadas a mais de uma fonte de energia elétrica, existe também mais de um sistema de refrigeração. Tudo é feito para assegurar o funcionamento dos servidores 24 horas por dia, 365 dias ao ano.

Além disso, os data centers disponibilizados para serviços em nuvem funcionam em ambientes gigantes e muito seguros. Eles são operados por empresas especializadas e com grande renome no mercado mundial – como Google, IBM, AWS e Microsoft.

Logo, fica muito difícil de conseguir aplicar a mesma tecnologia, redundância e segurança em um data center físico em sua empresa. Por isso dizemos que a cloud computing é a melhor maneira de armazenar os dados da empresa, atender as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (que entra em vigor em agosto de 2020) e ainda ter a facilidade de acessar todas as informações que precisa de qualquer lugar com acesso à internet.

Características da Computação em Nuvem

A Cloud Computing é preparada para atender as necessidades de diferentes portes de empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Isso porque o serviço é customizado conforme as demandas de cada cliente. Abaixo, selecionamos 6 pontos cruciais sobre a computação em nuvem.

Flexibilidade e economia

Por que falamos que a cloud gera menor custo para sua empresa? Imagine o seguinte: para manter um data center físico você precisa adquirir todos os equipamentos, contratar profissionais de TI para fazerem o monitoramento, manter o ambiente climatizado 24 horas por dia e ainda implementar algumas medidas de segurança para evitar o vazamento de dados.

Reduza custos utilizando cloud computing, saiba como clicando aqui

Enquanto estava lendo você começou a colocar “na ponta do lápis” todos os custos? Pois é, isso sem contar que os servidores ficam defasados ao longo dos anos e depois é necessário investir na compra de novos equipamentos.

Logo, os serviços de computação em nuvem se tornam mais econômicos porque você apenas paga um valor mensal contratado e deixa o restante da preocupação com o fornecedor do serviço. Além disso, se você precisar ampliar a capacidade de armazenamento basta solicitar para o Cloud Broker e contratar mais espaço. E a decisão pode ser feita no mesmo dia, sem a necessidade de aguardar pela “entrega” do servidor.

Infraestrutura e alta performance

Como explicamos anteriormente, o serviço de cloud computing opera com redundância. Portanto, há mais confiabilidade na infraestrutura e melhor desempenho para o fluxo de informações.

Ambientes híbridos

Há diferentes opções de ambientes para a empresa realizar a melhor escolha sobre o serviço de computação em nuvem, como a pública, a privada e a híbrida. De forma geral, a cloud privada é a versão mais cara porque fornece um ambiente exclusivo para o negócio.

A pública é uma opção bastante comum para muitas empresas, sendo utilizada para serviços de e-mail e ambientes de teste. Os recursos são compartilhados e, por isso, é a versão mais econômica.

Já a cloud híbrida une características dos dois modelos, sendo também uma excelente opção para muitas organizações.

Disponibilidade e escalabilidade

O serviço de computação em nuvem está disponível 365 dias por ano, em todos os horários. Você pode estar viajando para participar de uma reunião e acessar os dados do negócio a qualquer hora e lugar, basta ter acesso à internet.

Além disso, a infraestrutura é escalável e permite a ampliação de recursos sempre que sua empresa precisar. Então, você pode começar com um ambiente pequeno e ir aumentando a capacidade conforme novos clientes forem surgindo. Por isso dizemos que a cloud computing é uma opção para pequenas, médias e grandes empresas.

Baixa latência

Os equipamentos utilizados nos data centers dos serviços de cloud computing são de última geração e têm alta tecnologia. Logo, essas características garantem alta performance e estabilidade na hospedagem de aplicações.

Em muitos casos, a infraestrutura também apresenta baixa latência, deixando os serviços ágeis.

Segurança

A infraestrutura de cloud computing é certificada e garante a privacidade dos dados, pois mantém regras rígidas de segurança. Os principais provedores utilizam programas específicos para monitorara infraestrutura e evitar ataques DDoS.

Já deu para perceber que a computação em nuvem oferece uma infraestrutura robusta e segurança para as empresas, correto? Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre o tema, fazemos o convite para conhecer outro artigo que produzimos sobre os principais serviços em nuvem da AWS – Amazon Web Services.

Cloud Computing é com a Saphir!

Com um time de especialistas pronto para auxiliar em todas as etapas do projeto de implementação, a Saphir é a empresa ideal para gerenciar o projeto de cloud da sua empresa.

Entre em contato e saiba mais como podemos te ajudar!

Junte-se a nossa lista

Veja mais