O que é Certificação Digital e por que preciso me preocupar com isso?

O que é Certificação Digital e por que preciso me preocupar com isso?

Criar um website está cada vez mais em alta. Seja para e-commerce, apresentação de uma marca ou divulgação de produtos e serviços, o uso da tecnologia e, consequentemente, da internet tem sido a aposta de muitos empresários. Mas, assim como a presença virtual de empresas têm aumentado, o número de usuários maliciosos também.

Em meio a tantas informações online, gente tentando obter vantagens sobre outras pessoas não faltam. Basta apenas um clique em falso para cair em uma verdadeira armadilha e entregar dados bancários ou documentos pessoais arquivados no computador literalmente de bandeja para “espertalhões”.

Se neste momento o seu pensamento é: “tenho uma empresa pequena e um site simples, não preciso me preocupar com isso”, sinto informar, mas você está enganado. Atualmente, os ataques tendem a acontecer em sites menores, já que a segurança de muitos deles também costuma ser mais fraca.

Mas, como saber se um site é seguro?

Existem diversas maneiras para que o site da sua empresa ofereça segurança aos usuários; uma delas é a forma de conexão, que pode ser percebida na barra de endereços do seu navegador. Quando um site oferece uma conexão segura, o endereço geralmente começará com “https://” em vez de “http://” – a diferença entre um e outro é a letra s depois do http.

O https (Hyper Text Transfer Protocol Secure) estabelece uma proteção a mais na navegação e transmissão de dados entre o seu computador e o servidor. Essa forma de conexão com https é determinada no momento da escolha do servidor para hospedagem do site, por isso precisa ser feita por uma equipe especializada.

De forma geral, um servidor que ofereça essa segurança de conexão pode sair mais caro financeiramente, mas vai garantir mais confiança para você e seus usuários.

E a Certificação Digital, o que é?

Outro ponto importante para garantir segurança aos usuários de um determinado site é a Certificação Digital. Ela assegura que o processamento de dados e a troca de documentos entre cidadãos e empresas seja feita de forma segura e autêntica, garantindo a integridade das informações.

A Certificação Digital opera através de um documento eletrônico denominado Certificado Digital. Ele envolve um nome, um endereço de domínio, uma autoridade certificadora e algumas outras informações pertinentes, que vão permitir mostrar quem somos para as pessoas e sistemas de informações.

O Certificado Digital geralmente será exibido como uma imagem dentro do site que é chamado de selo de segurança. Para que o usuário conheça mais sobre ele, basta clicar no ícone correspondente e aguardar o redirecionamento ao site da organização responsável para confirmar as informações.

Devo me preocupar com a Certificação Digital?

Se o seu site envolver fornecimento de dados, pagamentos online ou transferência de informações, você deve sim se preocupar com a Certificação Digital.

É claro que, não é a sua empresa a responsável por obter essa certificação, mas sim a encarregada por contratar uma equipe especializada e autorizada a emitir os certificados adequados para você. Para isso, pesquise, avalie bem e lembre-se: o barato pode sair caro!

Gostou do nosso post? Então, curta, comente e compartilhe!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top