7 dicas para usar o Windows 10 com eficiência

7 dicas para usar o windows 10 com eficiência

Compartilhe

O Windows sempre foi motivo de amor e ódio dentro das empresas.

Por um lado, é um sistema operacional versátil, prático e suportado por praticamente todas as empresas de software e hardware no mundo. Por outro, seu uso, com o tempo, cria pequenos problemas e lentidão geral no sistema, capazes de frustrar e diminuir a produtividade de qualquer pessoa.

Então, que tal aprender algumas dicas para usar o Windows 10 com mais eficiência? Nós te contamos como!

As razões para o sucesso do Windows 10

Não há como negar que a migração gratuita de computadores com Windows 7 e Windows 8.1 foi essencial para o sucesso da nova versão do sistema operacional em seus primeiros meses.

Mas o crescimento na presença do Windows 10 continua porque a empresa conseguiu aprender com seus erros e reunir o melhor das suas versões anteriores.

O Windows 10 é um sistema estável, muito confiável e relativamente leve para as máquinas atuais. No quesito usabilidade, ele conseguiu aliar um refinamento da filosofia do Windows 8 com a praticidade do Windows 7, criando um SO ideal para quem quer focar produtividade.

A importância dos pequenos ajustes de produtividade

Se você trabalha em uma empresa média ou grande, com certeza já notou o quanto os detalhes influenciam na produtividade de todos os funcionários.

Uma pequena espera para realizar uma tarefa, por exemplo, não incomoda. Mas, se você tiver que realizar a mesma tarefa 100, 200 vezes por dia, o acúmulo de tempo perdido e estresse pela espera impacta diretamente no seu trabalho.

7 dicas para usar o Windows 10 com eficiência

É por isso que pequenos ajustes no Windows 10 podem fazer uma grande diferença no fim do expediente, seja para uma pessoa ou para a saúde de toda a empresa.

Então, vamos ao que interessa! Veja 7 dicas para você aplicar no cotidiano de trabalho:

1. Controlar programas que iniciam com o Windows

Para começar, vamos falar sobre formas de acelerar o sistema para diminuir tempo de boot e desempenho geral. Uma das grandes reclamações de funcionários é o tempo que o SO demora para iniciar e ficar pronto para o uso.

Muitas vezes, isso acontece pelo excesso de programas que estão sendo carregados com o sistema na inicialização, principalmente em computadores com disco rígido.

Antigamente, era preciso acessar o MSConfig ou usar aplicativos de terceiros, mas, com o Windows 10, a Microsoft facilitou esse controle. Basta usar Ctrl+Alt+Del ou clicar com o botão direito em uma área vazia da barra de tarefas e selecionar “Gerenciador de Tarefas”.

Agora acesse a nova aba “Inicializar” e você terá uma lista com todos os programas gravados no registro como inicialização automática. Basta analisar aqueles que não são essenciais e desabilitá-los para um ganho significativo de desempenho.

2. Desativar aplicativos em segundo plano

O Windows 10 segue a filosofia de seu antecessor, com uma loja exclusiva e aplicativos que seguem mais ou menos o funcionamento dos sistemas de smartphones.

Sim, isso quer dizer aplicativos rodando o tempo todo em segundo plano.

Para desabilitar o que você não precisa e ganhar algum desempenho extra, siga estes passos:

  1. abra o Menu Iniciar e selecione as configurações (você pode também usar o atalho Janela+I);
  2. selecione a categoria “Privacidade”;
  3. encontre no menu lateral a opção “Aplicativos em segundo plano”;
  4. desmarque os aplicativos que você não precisa rodando no fundo.

3. Desativar efeitos desnecessários

Outro problema de desempenho em computadores com Windows é que muitas máquinas não são tão habilitadas para suportar os efeitos visuais, causando lentidão.

Para amenizar a situação, você pode desativar alguns efeitos:

  1. use o atalho Janela+R e digite sysdm.cpl;
  2. a janela de propriedades do sistema se abrirá. Vá até a aba “Avançado”;
  3. clique no botão “Configurações…” na área de desempenho;
  4. surgirá uma lista de efeitos visuais do Windows 10. Agora é só desabilitar aqueles que você achar desnecessários e confirmar.

4. Agendar atualizações e a reinicialização

Se o Windows demora para iniciar, ele também vai demorar muito para atualizar e reiniciar o sistema. Muitas empresas preferem deixar os computadores ligados para economizar tempo, mas a falta de reinicializações começa a pesar no desempenho.

Para resolver esse problema, é possível agendar a reinicialização e atualização do sistema na categoria “Atualização e segurança” do novo menu de configurações. É só marcar um horário fora do expediente e o computador estará atualizado e fresco durante a manhã.

Se existem muitas máquinas com o Windows 10 na empresa, ainda é possível economizar tempo e banda baixando as atualizações em um único aparelho e usando-o para aplicar as mudanças em todos os outros conectados à rede.

5. Ativar a conta de administrador

Dependendo do uso feito da máquina, a falta de uma conta de administrador pode atrapalhar o trabalho. No Windows 10, é preciso ativar esse tipo de conta, mas o processo é bastante simples:

  1. pesquise por cmd no Menu Iniciar, clique com o botão direito e execute como administrador;
  2. use a linha de comando “net user administrator /active:yes” (sem aspas);
  3. ao ver a mensagem de sucesso, use a linha de comando “net user administrator *” (sem aspas) e será solicitado que você defina a senha de acesso;
  4. pronto! Sua conta de administrador está ativada.

6. Ativar extensões de arquivos

O Windows costuma desativar essa opção para evitar alterações equivocadas de extensão, mas, para usuários mais experientes, é uma limitação que muitas vezes atrapalha a produtividade.

Para resolver a questão, é só pesquisar por extensões no Menu Iniciar e, nas opções do explorador de arquivos, desmarcar a caixa “Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos”.

7. Personalizar o Menu Iniciar

O novo Menu Iniciar do Windows 10 é uma mistura de tudo que deu certo em suas versões anteriores. Aqui, a dica não é muito técnica, mas vale explorar as possibilidades dessa nova ferramenta.

Nele, é possível fixar programas mais usados para acesso rápido, encontrar os documentos mais usados e os acessados mais recentemente. Basta também começar a digitar para pesquisar no HD, na rede e na internet.

O segredo aqui não é tão secreto assim. Personalize o máximo desse menu para que ele acelere a produtividade. A forma como fazer isso vai de pessoa para pessoa, mas o importante é ter tudo o que você precisa ao alcance de, no máximo, dois cliques.

O Windows 10 é um sistema operacional rápido, eficiente e muito intuitivo, mas sempre existem pequenas ações que você pode fazer para otimizar ainda mais o seu trabalho. Que tal começar a explorar essas dicas agora?

E se elas foram úteis para você, então curta a nossa página no  Facebook ou no twitter para receber muitas outras dicas diretamente na sua linha do tempo!

Junte-se a nossa lista

Veja mais