Terceirização de TI: por que e quando optar por este serviço?

Terceirização de TI: por que e quando optar por este serviço?

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Tempo de leitura: 6 minutos

Manter uma equipe interna para resolver todos os problemas relacionados à tecnologia é desafiador e, na maioria das vezes, oneroso para a empresa. Por isso, muitas organizações já optam pela terceirização de TI como forma de obter o melhor custo-benefício e alto desempenho.

Os profissionais terceirizados podem desempenhar diferentes atividades para o negócio, com serviços que vão desde a manutenção de computadores e programas até atribuições mais estratégicas como o gerenciamento de cloud computing e monitoramento de riscos.

A busca pela terceirização de TI ocorre em função das necessidades específicas de cada companhia. A oferta do serviço, então, é otimizada para atender a demanda do negócio, aumentando a produtividade e eficiência dos processos.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? A seguir, explicamos como funciona o serviço terceirizado de TI e os benefícios oferecidos!

Como funciona a terceirização de TI?

O serviço pode ser contratado por empresas de diferentes segmentos do mercado, sendo indicado para pequenas, médias e grandes organizações. A terceirização de TI contribui para o ganho de competitividade no mercado, aumento da segurança da informação e diminuição de custos.

Em muitos modelos de serviço, como o da cloud computing, é criado um pacote personalizado para o cliente. Afinal, cada negócio tem uma necessidade diferente para ser resolvida.

Principais formas de atendimento ao cliente

Há duas maneiras principais oferecidas pelo mercado na oferta de serviços terceirizados na área de tecnologia. São elas:

  • in loco – um profissional é designado para trabalhar presencialmente na empresa quando algum problema precisa ser resolvido ou diariamente, como se fosse um colaborador. Esse modelo é mais indicado para as organizações que demandam de um atendimento exclusivo e apresentam inúmeros chamados por dia.
  • remoto – este é um modelo inteligente de suporte ao cliente, pois ele só aciona o serviço quando precisa. Geralmente, a metodologia é utilizada para serviços relacionados à software e infraestrutura. O modelo é muito vantajoso para pequenos e médios negócios, pois alia alta eficiência e capacidade técnica com um custo acessível. O atendimento é realizado por meio de chamados online e a demanda é solucionada com base no protocolo estabelecido no contrato SLA da contratada.

Quais são os benefícios de buscar a terceirização de TI?

A primeira vantagem desse modelo de contratação é que o serviço já fica disponível logo após a assinatura do contrato. Logo, a empresa ganha tempo e consegue direcionar a atenção para o core business do negócio. Conheça os outros benefícios desse modelo de trabalho:

1. Redução de custos com terceirização de ti

Manter uma equipe especializada e toda infraestrutura de TI necessária para realização dos serviços pode significar altos gastos. Contratar apenas um funcionário com pouca ou quase nenhuma condição de trabalho também pode sair mais caro do que você imagina.

Portanto, a terceirização desses serviços é uma boa opção para muitas empresas. Você não tem os custos operacionais, de treinamentos das equipes e contratação de pessoas.

2. Inovação na empresa

Ao terceirizar os serviços de TI, as empresas ficam livres para concentrar esforços e energias no que sabem fazer de melhor. Preocupações técnicas, que antes poderiam tirar o seu sono, agora serão de responsabilidade da empresa contratada para realizar o atendimento.

Com isso, fica muito mais fácil aprimorar ideias e buscar novas soluções para o seu negócio, sem deixar de ter a tecnologia como aliada.

3. Tecnologia à sua disposição

A área da tecnologia vive em constante desenvolvimento. Cada dia surgem novos produtos ou serviços para facilitar ou aprimorar o trabalho de empresas e organizações. Estar informado e obter conhecimento sobre tudo isso é praticamente impossível.

Por isso, outra vantagem da terceirização de TI é que você conta com uma tecnologia de ponta e uma equipe multidisciplinar à sua disposição, que pode resolver os mais variados problemas e criar as mais modernas soluções.

4. Suporte e acompanhamento

Com a terceirização da TI da sua empresa, você também poderá contar com suporte especializado, ágil e eficiente. Mas, para isso, é preciso escolher uma empresa séria e envolvida com o projeto, e mais, estar atento às obrigações especificadas no contrato.

Além disso, em alguns casos, a empresa contratante também poderá receber relatórios das atividades prestadas pela companhia de TI. Isso facilita o acompanhamento de tarefas e garante a qualidade dos serviços.

5. Qualificação técnica e experiência

A tecnologia está sempre mudando e os profissionais precisam acompanhar tudo isso. Uma empresa terceirizada precisa manter uma equipe altamente treinada e atualizada, pois o sucesso do seu negócio depende disso.

Logo, ao optar pela terceirização de TI a companhia conta com profissionais de altíssimo nível para resolver os seus problemas, pois eles estão sempre engajados em aprender mais e focados em obter os melhores certificados do mercado.

6. Implementação rápida

Muitos serviços terceirizados de TI são focados em infraestrutura em nuvem ou desenvolvimento de software. Essas tecnologias podem ser implementadas rapidamente, logo, a empresa começa a obter os benefícios da utilização já no primeiro mês após a assinatura do contrato.

7. Minimização de riscos

A equipe terceirizada assume a responsabilidade pelo gerenciamento das informações e serviços contratados. Um serviço de cloud, por exemplo, recebe monitoramento constante para análise das principais ameaças e mitigação de riscos.

Logo, a organização não precisa se preocupar em contratar pessoas para acompanhar a infraestrutura interna, e ainda conta com os recursos mais modernos de proteção de dados e conformidade das informações.

8. Competitividade

Pequenas e médias empresas estão sempre monitorando os custos e avaliando a real necessidade de contratar um funcionário, comprar um equipamento ou mudar processos. Muitas vezes, isso faz com que elas não tenham a mesma capacidade para competir com os grandes negócios.

A contratação de serviços terceirizados de TI dá um fôlego a mais para as empresas, pois elas conseguem utilizar a melhor tecnologia disponível no mercado sem aumentar a estrutura interna e os custos fixos.

Quando optar pela terceirização de TI?

Não existe uma resposta exata para essa pergunta. O ideal é avaliar o momento em que sua empresa se encontra, quais são as necessidades e problemas do dia a dia a serem solucionados.

Se a infraestrutura interna não comporta a contratação de mais pessoas, por exemplo, esse pode ser um bom motivo para optar pela terceirização. Veja outros fatores que podem ser analisados:

  • a infraestrutura do data center não comporta mais todas as informações da empresa;
  • a tecnologia utilizada pelo negócio já está defasada e apresenta riscos;
  • a organização precisa ampliar os níveis de segurança de dados;
  • os recursos utilizados começaram a apresentar falhas frequentes, ameaçando o funcionamento do negócio;
  • os custos com a manutenção da infraestrutura estão altos e a empresa precisa investir no seu core business.

Esses são apenas alguns exemplos de quando você pode optar pela terceirização de TI. Não espere o seu problema ficar maior para tomar uma decisão que vai dar mais segurança para o seu negócio. Aproveite que já está no nosso blog e conheça os principais critérios para avaliar na hora de escolher um serviço terceirizado de gestão em nuvem!

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