Conheça 6 tendências digitais para 2020

Tendências digitais para 2020

Compartilhe

Tempo de leitura: 3 minutos

O ano de 2019 já foi repleto de inovações e mudanças no comportamento das pessoas. Muitas organizações passaram a adotar o chatbot para dar mais facilidade e agilidade ao atendimento dos clientes. Porém, as mudanças continuam e há fortes tendências digitais para 2020.

Quer saber como elas vão afetar o seu trabalho ou modelo de negócio? Vamos lá!

Confira as tendências digitais em alta para 2020

Você já está preparado para o avanço da tecnologia? Há muita inovação ao redor do mundo e tudo isso trará reflexos para as organizações nos próximos anos. A seguir, listamos as principais tendências digitais para você ficar atento em 2020:

1. Vendas pelos dispositivos móveis

Uma pesquisa do SPC Brasil e CNDL identificou que 74% dos brasileiros já utilizam o smartphone para, pelo menos, uma etapa do processo de compra, que pode variar entre pesquisa, comparação de preços ou pagamento.

Isso já é um indício de que os dispositivos móveis estão cada vez mais importantes no processo de compra. A perspectiva para os próximos anos é de crescimento no uso dos smartphones para efetuar negociações. Por isso, torna-se tão importante ter um aplicativo para o negócio ou um site responsivo para variados dispositivos. Somado a isso, será cada vez mais comum os usuários realizarem compras com o uso de um QR code.

2. Internet 5G

A internet 5G também é uma tendência digital para 2020. Ela já está sendo implantada ao redor do mundo, mas muitas pessoas ainda não percebem as mudanças. Até porque ela deverá influenciar mais o ambiente corporativo ao agregar velocidade e eficiência.

Além disso, acredita-se que a internet 5G facilitará o uso de drones ou carros autônomos, pois ela é muito mais rápida e tem uma configuração simples.

3. Análises de dados

A coleta e análise de dados será imprescindível para quem deseja se manter no mercado. Por meio deles, o gestor tem informações valiosas sobre o negócio e seus concorrentes, e consegue ter insights para manter a competitividade da empresa. E aí, a sua organização já está utilizando ferramentas para monitorar os dados?

4. Inteligência Artificial e Machine Learning

Outra tendência digital para 2020 é a capacidade de as máquinas aprenderem e evoluírem a partir das informações recebidas. A inteligência artificial e o machine learning proporcionam três aspectos importantes para os negócios:

Com elas, a organização consegue automatizar determinadas tarefas e realizar análises rápidas sobre um conjunto de dados. Para complementar, as plataformas estarão cada vez mais intuitivas e fáceis de utilizar, proporcionando benefícios para profissionais e empresas.

5. Blockchain

Muitas pessoas já utilizam o blockchain como criptomoeda, mas esta tecnologia ganhará ainda mais espaço em 2020. Haverá muitos casos de empresas utilizando essa tecnologia para facilitar pagamentos e dar segurança a determinados serviços, como: casos de propriedade intelectual, royalties, gerenciamento de ativos ou imóveis.

6. Realidade aumentada

A realidade virtual aumentada proporcionará, cada vez mais, experiências imersivas no mundo digital. Em breve, será comum utilizar essa tecnologia para “visitar imóveis”, interagir com objetos e realizar treinamentos com as equipes.

Com tantas tendências digitais para 2020 e os próximos anos, pode ser difícil compreender a escala de inovação em andamento. Por isso, o mais indicado é ficar atento às mudanças, participar de feiras tecnológicas e acompanhar o mercado.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da tecnologia? Assine a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Saphir: inovação, conhecimento e paixão por tecnologia!

Atuamos desde 2013 no mercado de tecnologia e temos em nosso DNA o know-how necessário para implementar as soluções que o seu negócio esta precisando.

Durante este tempo, fortalecemos as conexões com clientes e parceiros que veem na Saphir uma empresa confiável e com expertise no mundo cloud.

Nossas soluções que permitem que sua empresa se mantenha atualizada tecnologicamente, com mais recursos para criar e inovar, objetivando produtividade e otimização de processos.

Assine a nossa newsletter e receba ainda mais conteúdos do universo cloud