Leitura obrigatória para conhecer as principais tendências de TI

Leitura obrigatória para conhecer as principais tendencias de TI

Compartilhe

Tempo de leitura: 3 minutos

O uso crescente da tecnologia da informação (TI) é irreversível. Boa parte do investimento em TI é destinado às tendências tecnológicas. Conheça algumas das tendências em TI que devem crescer nos próximos anos:

1. Computação em nuvem

A computação em nuvem (ou cloud computing) deve se tornar ainda mais presente – tanto em empresas quanto no ambiente doméstico. Produzimos volumes cada vez maiores de conteúdo e os dispositivos de armazenamento não têm acompanhado essa evolução no mesmo passo. Guardá-los na nuvem, portanto, é quase uma obrigação.

2. Colaboratividade

Colaborar simultaneamente com pessoas em diferentes partes do mundo para executar um mesmo trabalho é uma tendência em franco crescimento. Neste sentido, é necessário ferramentas que propiciem as funcionalidades necessárias para um ambiente colaborativo.

3. Big data

Com a computação em nuvem, o poder tecnológico das empresas aumenta e o manuseio de big data fica mais simples. Milhões de dados internos coletados nos diversos canais de uma empresa (redes sociais, aplicativos e outros) podem ser utilizados na tomada de decisões. Quem já usa esses dados é a Amazon, para fazer recomendações aos consumidores.

4. Internet das coisas

O apoio da cloud computing ajudará a transformar a internet das coisas. E, com ela, tudo vai ficar mais inteligente: teremos eletrônicos, prédios e até cidades conectados entre si.

5. Geolocalização

E que tal chegar a uma loja e ser reconhecido pelos sistemas (seus dados pessoais e suas preferências)? Ou receber um desconto ou uma recomendação diretamente no celular? A geolocalização permite tornar o conteúdo mais relevante para o consumidor.

6. Domínio dos smartphones

Em 2015, 53% do tráfego na internet vinha de computadores e 8%, de smartphones. Um relatório da Cisco aponta para uma mudança significativa até 2020: 29% do tráfego virá de computadores, enquanto 30% será de smartphones.

7. Realidades virtual e aumentada

Em 2016, Sony, Oculus, HTC, Microsoft e Samsung apresentaram seus dispositivos de realidade virtual para consumidores. O futuro dessa tecnologia está, além dos games e dos programas de TV, nos estudos científicos, na educação e até no turismo virtual.

A realidade aumentada também aparece como dominante nesse cenário. Suas capacidades irão se unir à malha digital para formar um sistema de aparelhos que vão oferecer serviços altamente personalizados e relevantes.

Quando integradas à internet das coisas móvel e a ambientes ricos em sensores, permitirão que os sistemas imersivos deixem de ser experiências isoladas e únicas.

8. Drones e carros autônomos

Eles já estão por aí e novas aplicações e utilidades têm sido desenvolvidas frequentemente para eles. Nos próximos anos, porém, devem se popularizar de verdade.

9. Wearables

Apple, Google, Samsung, Microsoft e Sony já trabalham no desenvolvimento de tecnologias vestíveis há algum tempo. Os mais comuns atualmente são os smartwatches, mas óculos, anéis e pulseiras inteligentes devem chegar em breve. E não para por aí: em alguns anos, as roupas inteligentes serão uma extensão do nosso corpo.

10. Robôs sociais

Um amiguinho que faz companhia e ajuda nas tarefas domésticas? Em breve, os robôs sociais farão parte do nosso dia a dia. Eles são uma extensão do smartphone e de outros aparelhos da casa, com os quais se conectam.

E aí, o que achou das tendências em TI que vão invadir nossas vidas em breve? Deixe seu comentário abaixo e conte pra gente o que você acha e se já teve algum tipo de experiência com essas tecnologias.

Saphir: inovação, conhecimento e paixão por tecnologia!

Atuamos desde 2013 no mercado de tecnologia e temos em nosso DNA o know-how necessário para implementar as soluções que o seu negócio esta precisando.

Durante este tempo, fortalecemos as conexões com clientes e parceiros que veem na Saphir uma empresa confiável e com expertise no mundo cloud.

Nossas soluções que permitem que sua empresa se mantenha atualizada tecnologicamente, com mais recursos para criar e inovar, objetivando produtividade e otimização de processos.

Assine a nossa newsletter e receba ainda mais conteúdos do universo cloud