6 ferramentas digitais incríveis para MEIS

Ferramentas digitais para MEIs

O Brasil já tem mais de 9 milhões de MEIs (microempreendedores individuais) cadastrados. São brasileiros que encontraram uma oportunidade de abrir um negócio com formalização e baixo custo. Porém, muitos profissionais se esquecem que podem utilizar as ferramentas digitais para divulgar a empresa e aprimorar suas atividades.

Você também está nessa situação? Então fique de olho neste artigo, pois preparamos uma lista com as melhores ferramentas digitais para MEIs. Vamos lá?

1.Website para MEIs

Muitos MEIs se preocupam em formalizar o negócio para emitir Nota Fiscal ou ter direito à aposentadoria, mas se esquecem de mostrar para o mundo que eles existem. Este também é o seu caso? Criar um website é uma maneira de criar uma identidade e promover a sua empresa no ambiente digital.

Essa é uma ferramenta digital muito útil para diferentes profissionais, como é o caso dos agentes de viagens. Ao criar uma página online você consegue falar sobre os roteiros oferecidos aos clientes, dar dicas para ter uma viagem tranquila e trabalhar com marketing digital para atrair pessoas para o website e ampliar as oportunidades de vendas.

Você não pode gastar muito para criar o seu site? Não tem problema. É possível começar com a contratação de um domínio e um plano de hospedagem e utilizar um tema da plataforma WordPress. Em outros casos, você também pode usar um criador de sites para, em poucos cliques, colocar a sua página no ar.

Motion Graphics Publicidad GIF by sanderick - Find & Share on GIPHY
Modelo de website

2.E-mail profissional

Além de criar um website para divulgar o seu negócio, é muito importante pensar na forma com que você vai se comunicar com os clientes. Evite utilizar um e-mail como seunome@gmail.com ou outra denominação semelhante, pois isso tira o seu profissionalismo.

Ter um e-mail profissional é a melhor forma de mostrar que você leva a sério o seu negócio, e isso transmite mais confiança para os seus clientes.

3.Conta digital para MEI

Você pode até estar pensando “MEI não é obrigado a ter uma conta própria para a empresa”. Sim, você está coberto de razão. Porém, há muitas ferramentas digitais próprias para MEIs na área financeira. Tudo vai depender da sua necessidade e da forma com que deseja ser atendido.

Algumas instituições mais tradicionais como Banco do Brasil, Santander e Bradesco já têm contas especiais para MEIs com taxas reduzidas e a possibilidade de utilizar uma máquina de cartão. Isso é ótimo para quem atua no mercado B2C (business-to-consumer). Além disso, existe a possibilidade de falar direto com o gerente da conta em uma agência física.

Já algumas empresas mais modernas, como o Banco Inter, utilizam uma metodologia diferenciada para prestar serviços aos MEIs. Você pode se cadastrar por meio de um processo 100% digital, aguardar o envio do seu cartão e pronto! É só utilizar a sua conta. Ela funciona para depósitos, transferências e geração de boletos sem pagar nada! Todavia, o atendimento é 100% digital.

Survival Guide Party GIF by ADWEEK - Find & Share on GIPHY

4.Gestão de tarefas com ferramentas digitais

Há diferentes plataformas que vão auxiliá-lo a organizar todas as tarefas do seu dia. O Trello, por exemplo, permite o cadastro de tarefas, separação por cores e horários de entrega e envio de alertas para você não se esquecer de nenhum compromisso.

O Monday.com é outro exemplo de ferramenta digital útil para microempreendedores. Ele funciona como um diagrama, identifica o status de cada atividade e permite o compartilhamento com outras pessoas. Afinal, vai que sua empresa cresce e você precisa contratar funcionários?

5.Redes sociais

Você já deve conhecer as principais ferramentas digitais de comunicação entre as pessoas, como Facebook, Instagram e WhatsApp, correto? Essas plataformas podem ser utilizadas para promover o seu negócio, buscar o engajamento das pessoas e criar uma marca forte.

Para isso, é muito importante criar um perfil de negócios nessas plataformas e fazer um planejamento das suas publicações. Com o tempo, também é possível fazer anúncios pagos e ampliar o contato das pessoas com a sua empresa.

6.Arquivos em Nuvem

Se você trabalha com serviços que envolvem o envio de propostas, documentos e projetos, já deve ter se preocupado alguma vez com a segurança de todos esses arquivos, correto?

Pois é, muitas pessoas vão usando os seus computadores acreditando que está tudo bem e que nunca haverá problema. Todavia, as máquinas não duram para sempre e podem deixar de funcionar da noite para o dia. Pior ainda se você sofre um ataque cibernético e perde os arquivos. E aí, como ficam todos os seus documentos?

Computação em nuvem

A computação em nuvem surgiu para resolver esse tipo de situação ao proporcionar o envio de arquivos para um ambiente digital. Assim, os documentos são armazenados com segurança e passam por uma rotina de backups. Se algo acontecer com a sua máquina, basta realizar a restauração dos arquivos e continuar trabalhando normalmente. Um jeito simples e prático de ter mais segurança para o seu negócio.

E aí, que tal testar essas ferramentas digitais para MEIs? Essa é uma boa maneira de deixar o seu negócio ainda mais profissional. Ah, e se quiser aproveitar a visita e conferir mais algumas dicas, dá uma olhada neste artigo: Hospedagem WordPress – como funciona?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top