Entenda o que é criptografia e conheça os principais benefícios

Entenda o que é criptografia e conheça os principais benefícios

Compartilhe

Você já ouviu falar no termo criptografia de dados? Pois é, essa é uma solução utilizada por plataformas populares como o WhatsApp, mas não se restringe somente a elas. Isso porque a tecnologia dá proteção aos dados de empresas e pessoas físicas e garante a privacidade no ambiente digital.

Com origem grega, a palavra criptografia pode ser entendida como a arte de escrever em códigos, para esconder uma informação sigilosa. Que tal continuar a leitura para conhecer um pouco mais sobre essa tecnologia e entender como já é utilizada em diferentes situações?

O que é criptografia?

Ela consiste no uso de técnicas para codificar os dados dos usuários e proteger as informações. Dessa maneira, apenas quem envia e recebe a mensagem tem a capacidade de compreender o conteúdo, pois é necessário utilizar uma chave de acesso para visualizar o contexto original.

História da Criptografia

Você pode até pensar que o termo é recente porque ganhou propagação com o WhatsApp e as tentativas da Justiça de obter as informações transmitidas entre os usuários. Todavia, a verdade é que a criptografia já era utilizada no passado para ocultar as informações de oponentes em guerra, por exemplo.

Arthus Scherbius criou, em 1918, a máquina Enigma. Ela foi de grande interesse da marinha alemã que acabou desenvolvendo sua própria versão da máquina. Na época, o exército fazia trocas de chaves mensais para evitar que os opositores tivessem acesso às suas comunicações e estratégias de combate.

O método para criptografar informações evoluiu com o passar do tempo e hoje também está presente no ambiente digital. Com isso, a solução é útil para diferentes ambientes de negócios como:

  • Lojas virtuais;
  • Instituições financeiras;
  • Gateways de pagamento (como PayPal);
  • Backups de dados.

Como funciona a criptografia?

É possível dizer que o seu funcionamento consiste da seguinte forma: o emissor encaminha a mensagem e usa códigos para bloquear as informações. O receptor precisa ter uma chave para abri-las e acessar o conteúdo.

Vantagens de utilizá-la

Proteção de dados

A criptografia possibilita proteger dados confidenciais em computadores, como senhas e declarações. Para isso, é possível, por exemplo, criar uma partição em que todas as informações lá armazenadas serão criptografadas automaticamente.

Segurança de backups

Atualmente, é muito comum que aconteçam ataques e acessos indevidos a backups e, por isso, criptografá-los é uma maneira de aumentar sua segurança. Dessa maneira, se algum hacker acessar o banco de dados da empresa, ainda terá dificuldade para sequestrar visualizar todas as informações e fazer mau uso delas.

Transações na web

Quem costuma efetuar transações bancárias e comerciais pela internet também pode fazer bom uso da criptografia. Ao efetuar uma compra online em um website seguro, por exemplo, os seus dados são criptografados para que ninguém tenha acesso ao número do cartão de crédito e código de segurança. Dessa maneira, a loja virtual tem a garantia de receber o pagamento correto e o cliente não corre o risco de que suas informações sejam utilizadas para adquirir outros bens.

E como saber se o website é seguro? Verifique se ele corresponde exatamente à empresa que você deseja efetuar uma compra e verifique se o endereço tem um símbolo de cadeado (explicamos mais neste artigo).

A criptografia também pode ser usada para compartilhar e-mails e documentos importantes que exigem a confidencialidade. Sendo assim, a solução é útil para empresas de pequeno, médio e grande porte, pois dá segurança para suas transações com clientes e fornecedores.

Como você pode notar a criptografia já faz parte da nossa vida há muito tempo. Ela apenas evoluiu com o tempo para acompanhar todas as mudanças tecnológicas.

Quer saber mais sobre segurança na internet? É só baixar o nosso e-book que explica tudo sobre certificado SSL para entender como funciona essa tecnologia.

Junte-se a nossa lista

Veja mais