Como melhorar o planejamento de TI na empresa?

Como melhorar o planejamento de ti na empresa

Imagine uma viagem a dois feita às pressas, em que o destino tenha sido escolhido no último minuto e onde nenhuma pesquisa sobre o caminho tenha sido feita. Já dá pra imaginar o resultado, não é? Vários problemas vão começar a surgir e as soluções terão que ser pensadas do zero, tomando tempo e e dinheiro e estragando a viagem. No entanto, toda essa dor de cabeça poderia ter sido evitada com um pouco de preparação para o momento. Na prática, essa analogia também não está muito distante do universo corporativo.

Em um mundo cada vez mais tecnológico e conectado, é imprescindível que empresas tenham um bom planejamento de TI para estarem sempre atualizadas e terem respostas mais bem trabalhadas para os desafios que irão surgir com o tempo. A seguir, separamos algumas dicas sobre como melhorar o planejamento de TI na sua empresa. Confira!

1. Verificar a visão ontem-hoje-amanhã

Para entender o presente e se programar para o futuro, é preciso olhar o passado. O que deu certo e o que não funcionou diante das decisões do setor de TI previamente? Como podemos melhorar naquilo que ficamos defasados? Como as medidas acertadas podem ser usadas em atividades futuras?

Ter consciência da história da companhia e analisar toda a sua trajetória com relação aos investimentos em tecnologia ajuda a entender melhor a maneira como a empresa funciona e, com isso, estabelecer objetivos mais contundentes.

Faça, por exemplo, recortes do orçamento do ano anterior e calcule os gastos com TI. Isso dará uma boa perspectiva em quanto você poderá gastar com implantação de novas tecnologias e inovações.

2. Focar nos objetivos da empresa

Uma vez que já se conhece o histórico da corporação, o planejamento de TI precisa focar nos resultados que se pretende chegar. Leve sempre em consideração a missão, valores e objetivos para designar um norte a se seguir.

O departamento de TI deve estar totalmente alinhado com a visão macro da empresa, dedicando tempo para construir uma boa relação com a diretoria da corporação. A partir daí podemos indicar metas específicas para o futuro, como: expectativas de crescimento, parcerias, objetivos de vendas e probabilidade de redução de custos.

3. Ficar atento às inovações e tendências do mercado

É aquilo que sempre se diz: só sobrevive quem sabe agir frente às condições do ambiente ao seu redor. O mercado e, principalmente a área da tecnologia, sofrem mudanças constantemente de acordo com novos produtos lançados, grandes acontecimentos na política e oscilações econômicas.

Para isso, manter softwares sempre atualizados e ter conhecimento de lançamentos futuros de novos programas ajuda a acompanhar a evolução da indústria e projetar cenários mais fidedignos para os próximos anos.

4. Cuidar da disponibilidade de rede e backup

Nada pior para uma empresa do que ficar offline ou perder dados importantes devido a falhas no sistema. A interrupção nos negócios, mesmo que por poucas horas, pode causar prejuízos e apontar erros no planejamento de TI.

Se sua empresa não utiliza a computação na nuvem, então é hora de incluí-la em seus planos. Além de reduzir custos com infraestrutura de rede, ela garante mais segurança para os dados da companhia e aumenta a produtividade da sua equipe de TI.

5. Ter visão sistêmica dos processos da empresa no planejamento de TI

Em poucas palavras, visão sistêmica significa a capacidade de olhar para a empresa e enxergar um organismo como um todo, em que cada setor trabalha para atingir o mesmo objetivo. É focar em integração para entregar produtos, serviços e informações melhores para o mercado e, especialmente, ao consumidor.

O gestor de TI deve ter a compreensão da importância de seu setor em outras áreas do negócio, como finanças e comunicação, e perceber a organização de forma holística. Estudar mais sobre o papel de outros setores e como funcionam é essencial para implementar um planejamento tecnológico mais eficaz e benéfico para toda a corporação.

Empresas que tenham um setor de TI programado para o futuro e atento às condições do negócio na atualidade têm melhores chances de permanecerem competitivas no mercado.

E você, como pretende melhorar o planejamento de TI em sua empresa? Compartilhe suas ideias e deixe seu comentário aqui no post!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top