Certificado SSL passa a ter validade de um ano

Certificado SSL passa a ter validade de um ano

Durante o Fórum CA/B, realizado online, a Apple anunciou mudanças na validade do Certificado SSL. A partir de setembro, a companhia só aceitará os certificados com validade máxima de um ano.

Após o comunicado, o Google também divulgou sua intenção de diminuir a validade do certificado, uma vez que a empresa está sempre em busca de medidas para dar mais segurança aos usuários da web.

O que vai mudar após o anúncio? Explicamos a seguir!

Principais razões para reduzir a validade do Certificado SSL

Empresas como Apple e Google não são consideradas autoridades certificadoras, portanto, elas não emitem certificados SSL. Todavia, são responsáveis pelos seus programas raiz que geram os principais navegadores utilizados em computadores e smartphones.

Sendo assim, Apple e Google exercem muita influência na emissão de certificados ssl, uma vez que elas podem bloquear o acesso a páginas que não apresentam configurações seguras para os usuários da internet.

Anteriormente, o Google já havia anunciado outras medidas para proteger os cidadãos de ataques cibernéticos. Entre as ações estavam o bloqueio de downloads em sites http e a necessidade de usar um certificado ssl para dar uma navegação segura aos usuários.

As medidas anunciadas durante o evento pretendem dar uma proteção extra no ambiente digital. Isso porque a redução na validade do certificado ssl vai exigir atualizações mais rápidas por parte das autoridades certificadoras.

Outro aspecto a ser considerado é que são feitas várias análises da documentação da empresa antes de a autoridade certificadora liberar um certificado SSL. E quem pode garantir que uma organização idônea e em pleno funcionamento em 2020 estará na mesma situação daqui três anos?

Portanto, a diminuição da validade do certificado SSL também protege os usuários de golpes na internet, uma vez que as empresas podem fechar ou decretar falência ao longo dos anos.

O que acontece com as empresas que já tinham um certificado com maior validade?

É necessário deixar claro que a nova regra da Apple só entrará em vigor em 1º de setembro. Portanto, os certificados que já foram emitidos com dois anos de validade continuarão sendo aceitos até a data de vencimento. Após a data, os novos certificados terão validade de um ano.

Sendo assim, o recomendável é atualizar o seu certificado SSL e contar com o apoio de um fornecedor de confiança para alertá-lo sobre a validade do seu certificado. Essa é a melhor maneira de garantir o acesso ao seu website com toda a segurança que os seus clientes merecem.

Precisa de ajuda para avaliar a validade do certificado SSL da sua empresa? Entre em contato e fale com um de nossos especialistas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top