6 dicas para melhorar os resultados em projetos de TI

6 dicas para melhorar os resultados em projetos de TI

Responsáveis pelos departamentos de tecnologia da informação das empresas têm sempre que gerenciar projetos de TI que impactam de maneira significativa o dia a dia das corporações.

Cada vez mais, a dependência da TI cresce, e isso aumenta os riscos dos impactos em caso de um insucesso. Algumas empresas podem paralisar todas as suas operações, causando um dano de proporções imponderáveis.

Assim, cabe ao gestor responsável pela área tentar, ao máximo, diminuir as ameaças e, consequentemente, melhorar os resultados em projetos de TI.

Neste post listaremos algumas dicas que poderão ajudá-lo a administrar e conduzir um projeto de TI com resultados satisfatórios. Confira!

Faça um planejamento detalhado

Faça um levantamento das necessidades de seus usuários. Este é o primeiro ponto a ser observado. É fundamental que você liste os desejos e estude os seus impactos, custos e consequências. Discuta claramente com as áreas envolvidas e mostre os riscos que o projeto pode trazer.

Mensure prazos, defina a infraestrutura, avalie as responsabilidades. Tudo isso faz parte de um bom planejamento. E um bom planejamento pode significar melhores resultados em projetos de TI.

Monte uma boa equipe de projeto

Você não terá êxito em seu projeto se a sua equipe não for capacitada. O resultado vem sempre pelo engajamento das pessoas envolvidas e a montagem de seu time de trabalho, independente se for próprio ou terceirizado, deve ser feita de maneira criteriosa. Entreviste pessoalmente cada membro. Escolha aqueles que já tenham trabalhado em conjunto e faça dinâmica de grupo.

Escolha a melhor metodologia a ser utilizada

As ferramentas e as metodologias têm evoluindo muito e possibilitado ganhos de produtividade e de custos. Escolha a melhor metodologia que permita que o seu projeto tenha uma dinâmica eficiente e que traga bons benefícios.

A equipe de projetos deve estar treinada e preparada para a sua utilização. Nivele o conhecimento de seu time de projeto e melhore os seus resultados.

Controle os prazos e o escopo

Faça um acompanhamento rigoroso da evolução dos trabalhos. Reuniões semanais ou quinzenais são um bom método de monitoramento. Não permita que leves desvios se tornem fatores que interfiram no objetivo final de seu projeto.

Extrapolar prazos e escopo significa, também, aumento de custos. E, no atual momento de dificuldade pelo qual estamos passando, isso torna um entrave gravíssimo.

Documente de forma eficiente

Um outro tópico importante é a documentação. Faça-a de maneira abrangente e clara em todas as fases de seu projeto, desde o seu planejamento inicial. Não permita que alterações no escopo sejam realizadas sem que a documentação referente seja feita. Todos da equipe são responsáveis por este ponto.

Realize uma abrangente gestão de mudanças

Paralelo ao desenrolar de seu projeto, deve ser feito um trabalho de gestão de mudanças. Esse processo deve ser feito em parceria com o setor de recursos humanos e tem o treinamento como principal ferramenta.

Usuários bem informados, treinados e motivados, são primordiais para o sucesso do seu projeto.

E você, possui mais alguma dica para melhorar os resultados em projetos de TI? Deixe seu comentário aqui no blog e contribua com novas informações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Precisa de ajuda? Ligue +55 49 3025.1900 ou

Converse conosco

top