Quais são as vantagens da nuvem? Conheça!

3 vantagens da nuvem

Compartilhe

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já imaginou poder trabalhar de qualquer lugar, precisando apenas ter acesso à internet? Com o armazenamento em cloud isso é possível, por isso essa tecnologia está revolucionando a forma como as empresas fazem negócios. Mas, quais são as vantagens da nuvem?

Com mais mobilidade, os empreendimentos podem tornar as rotinas mais flexíveis, competitivas e eficazes. Quer saber mais sobre todos os benefícios da nuvem? Então veja o nosso post de hoje!

O que é o armazenamento de dados na nuvem

Imagine que sua empresa começa a crescer e você precisa cada vez mais de ótimos profissionais para manter um serviço de qualidade. Porém, ao fazer a seleção de candidatos, você percebe que muitos não moram na sua cidade, ou até moram, mas levariam mais de uma hora para chegar até sua empresa. Você pode desistir de contratar um excelente candidato por uma questão geográfica ou pode oferecer um trabalho remoto.

armazenamento na nuvem permite resolver esse tipo de dilema. Nessa tecnologia, os principais dados são armazenados em data centers com alta disponibilidade. Desse modo, as informações necessárias para a execução das rotinas diárias tornam-se acessíveis.

Ao mesmo tempo, é possível fazer um controle centralizado dos dados da empresa. Isso dá ao gestor a capacidade de manter uma política de controle de acesso eficaz e precisa: bastam alguns cliques para controlar quem pode visualizar ou modificar algum arquivo.

Os tipos de infraestrutura de cloud computing

A computação na nuvem pode ser contratada a partir de três tipos de infraestrutura. A maneira como cada uma é configurada influencia diretamente na capacidade que o negócio terá para configurar e modificar o seu ambiente de trabalho. Confira abaixo!

Nuvem pública

A nuvem pública é o modelo mais popular de cloud computing. Nele, a companhia contrata o direito de acesso a um data center em que os recursos são compartilhados entre vários usuários.

Como os custos de manutenção e troca de arquivos são compartilhados entre todos os usuários, esse modelo tende a ter um custo menor de contratação para o negócio. Porém, a companhia não terá um amplo controle sobre a infraestrutura de cloud computing: todos os processos de manutenção e troca de peças são de responsabilidade direta do prestador de serviços.

Nuvem privada

Na nuvem privada, apenas uma empresa contrata e utiliza a infraestrutura de cloud computing. Esse modelo dá ao negócio total controle sobre os seus arquivos, o tipo de infraestrutura que será utilizada e os softwares implementados para gerir dados.

Porém, se esse modelo fornece um alto nível de personalização para o empreendimento, ele também possui custos mais altos. A companhia terá que gerenciar todos os processos de manutenção, atualização e troca de dispositivos de maneira exclusiva.

Nuvem híbrida

A nuvem híbrida foi criada para mesclar as características da nuvem pública e da nuvem privada em um único ambiente. Esse modelo tem se popularizado nos últimos anos, por trazer mais flexibilidade e agilidade para o negócio. A empresa pode se beneficiar de todas as vantagens da nuvem, seja ela pública ou privada.

Principais vantagens da nuvem

Muitas empresas já perceberam que o armazenamento em nuvem dá mais possibilidades para os negócios. Mais flexibilidade, mobilidade e controle sobre os dados são alguns dos fatores envolvidos. Confira abaixo outras vantagens da nuvem!

1. Flexibilidade e produtividade

O armazenamento de dados na nuvem traz mais flexibilidade para você e sua equipe. A companhia poderá ter um time de experts sem precisar que eles compareçam na empresa todos os dias. Com os dados armazenados na nuvem, os colaboradores podem acessar de onde estiverem, seja em casa, em uma viagem de negócios ou até mesmo dentro de um ônibus.

Você poupa o tempo do seu funcionário, que não precisa enfrentar congestionamentos, e permite que ele tenha mais qualidade de vida. Além disso, você economiza o seu dinheiro porque não precisa investir na ampliação da estrutura física da sua empresa.

Já pensou quanto tempo você demora para encontrar aquela pasta com arquivos impressos que você tanto precisa? Ou, então, quanto tempo você perde no trânsito e não consegue produzir nada?

Com o armazenamento em nuvem você pode otimizar o tempo e encontrar os arquivos mais facilmente, basta digitar alguma palavra-chave relacionada ao que está procurando. Isso se traduz em mais produtividade para o negócio: cada profissional perderá menos tempo lidando com rotinas básicas e terá mais foco nos processos críticos do empreendimento.

2. Maior disponibilidade

Quem nunca perdeu aquelas fotos que tanto amava e estavam no computador? Ou tinha aquele projeto para entregar ao cliente, mas o computador estragou e não teve como recuperar o arquivo?

Esse é o maior problema quando se confia em dados armazenados em computadores. Quando eles são arquivados em servidores físicos é possível ter um controle maior da informação e organizar backups frequentes.

Porém, logo esse equipamento fica obsoleto ou você acaba armazenando muito mais informações do que imaginava. Quando percebe, o dispositivo já não dá mais conta. Então ou você adquire um novo equipamento ou corre o risco de ele ficar sobrecarregado e perder tudo.

Ao armazenar as informações em nuvem você não perde seus arquivos. Se o seu computador não tiver conserto, basta comprar um novo e acessar os arquivos novamente, pois eles ainda estarão disponíveis. E você não precisa se preocupar com a quantidade de informações que pode armazenar, pois a nuvem possui uma capacidade imensamente maior.

3. Maior controle sobre os dados

A segurança digital é uma das partes mais importantes da rotina de qualquer negócio. Uma empresa com uma infraestrutura de TI de grande porte pode ser vítima de um ataque a qualquer momento. Portanto, é fundamental se proteger continuamente contra possíveis ameaças.

No armazenamento na nuvem, a empresa pode contar com uma equipe especializada para realizar os backups diariamente e monitorar tentativas de invasão de seus arquivos. Isso trará mais segurança para todos os usuários, que terão um ambiente sólido e pronto para lidar com ameaças de todos os tipos.

Ao mesmo tempo, a empresa pode controlar com eficiência quem possui acesso aos seus arquivos. Isso traz mais segurança na hora de controlar dados: o usuário pode definir privilégios de modificação e visualização de dados facilmente.

Gostou da nossa lista de vantagens da nuvem e quer receber outras dicas de tecnologia? Então assine já a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do blog!


Saphir: inovação, conhecimento e paixão por tecnologia!

Atuamos desde 2013 no mercado de tecnologia e temos em nosso DNA o know-how necessário para implementar as soluções que o seu negócio esta precisando.

Durante este tempo, fortalecemos as conexões com clientes e parceiros que veem na Saphir uma empresa confiável e com expertise no mundo cloud.

Nossas soluções que permitem que sua empresa se mantenha atualizada tecnologicamente, com mais recursos para criar e inovar, objetivando produtividade e otimização de processos.

Assine a nossa newsletter e receba ainda mais conteúdos do universo cloud